Auxiliares de Vida Escolar da rede municipal recebem treinamento sobre educação especial e atividades emocionais para alunos

O encontro teve o intuito de fornecer suporte e assistência aos alunos, especialmente àqueles que...

O encontro teve o intuito de fornecer suporte e assistência aos alunos, especialmente àqueles que possam ter necessidades educacionais especiais, dificuldades de aprendizado, deficiências ou desafios emocionais

Na última terça-feira, 08/08, o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), promoveu um treinamento aos 180 educadores municipais presentes no auditório da SEMEEC, durante a manhã e a tarde. Atividade é primordial em tempos de fortalecer os elos de inclusão no âmbito escolar.

Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança notável na abordagem da educação inclusiva e na promoção da saúde emocional dos alunos nas redes municipais de ensino. Um elemento fundamental nesse progresso é o treinamento oferecido aos Auxiliares de Vida Escolar (A.V.Es), que desempenham um papel crucial no suporte às necessidades educacionais e emocionais dos estudantes.

Esse treinamento abrangente sobre educação especial e atividades emocionais reflete um compromisso sólido em garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades ou desafios individuais, tenham igual acesso a uma educação de qualidade. Os A.V.Es se tornaram verdadeiros parceiros na jornada educacional, colaborando com os professores e profissionais de saúde para criar um ambiente de aprendizado acolhedor e inclusivo”, explicam Milton Curico e Maria Moura, coordenadores de Educação Especial e Inclusiva.

No âmbito do treinamento em educação especial, os AVEs são capacitados para entender e atender às necessidades específicas dos alunos com deficiências, transtornos de aprendizagem e outras condições especiais. Eles aprendem a adaptar materiais didáticos, oferecer suporte individualizado e implementar estratégias pedagógicas diferenciadas, garantindo que cada aluno possa desenvolver todo o seu potencial.

O foco nas atividades emocionais é de suma importância para criar um ambiente escolar saudável e estimulante. Os A.V.E.s são treinados para reconhecer sinais de dificuldades emocionais nos alunos e fornecer apoio adequado. Eles colaboram na promoção de habilidades socioemocionais, incentivando a empatia, a comunicação eficaz e a resolução de conflitos. Essas habilidades não apenas melhoram o bem-estar dos alunos, mas também criam uma atmosfera positiva que beneficia toda a comunidade escolar”, assegura Tainara Gomes, psicóloga da SEMEEC.

Para Marcus Lúcio de Sousa, Secretário da SEMEEC, o investimento no treinamento dos Auxiliares de Vida Escolar demonstra um compromisso sério com a inclusão e o desenvolvimento holístico dos alunos.

À medida que esses profissionais se tornam mais proficientes em educação especial e atividades emocionais, eles desempenham um papel cada vez mais vital na construção de escolas que não apenas ensinam conhecimentos acadêmicos, mas também cultivam cidadãos responsáveis, confiantes e empáticos”, disse.

O objetivo do Auxiliar de Vida Escolar (A.V.E) é fornecer suporte e assistência aos alunos, especialmente àqueles que possam ter necessidades educacionais especiais, dificuldades de aprendizado, deficiências ou desafios emocionais.

Durante o Encontro foi anunciado a realização do curso especial aos A.V.Es, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB Polo Tefé. O curso está previsto para ser iniciado ainda agosto deste ano.

O papel do A.V.E

O A.V.E desempenha um papel fundamental em criar um ambiente escolar inclusivo e de apoio, promovendo o sucesso acadêmico, o desenvolvimento socioemocional e a participação ativa dos alunos na comunidade escolar. Suas principais responsabilidades e objetivos incluem:

Suporte Educacional Individualizado: O A.V.E trabalha em estreita colaboração com os professores para implementar estratégias educacionais adaptadas às necessidades específicas de cada aluno. Eles podem auxiliar na adaptação de materiais didáticos, na organização de atividades de aprendizado e na prestação de atenção individualizada durante as aulas.

Promoção da Inclusão: O A.V.E desempenha um papel crucial em garantir que todos os alunos, independentemente de suas capacidades, se sintam incluídos e tenham igualdade de oportunidades para participar plenamente das atividades escolares e sociais. Eles trabalham para eliminar barreiras e criar um ambiente de respeito e aceitação mútua.

Apoio Emocional: Além do aspecto acadêmico, os A.V.Es podem oferecer suporte emocional aos alunos, auxiliando-os a lidar com desafios pessoais e sociais. Eles podem fornecer orientação, ouvir e incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como resolução de conflitos e comunicação eficaz.

Colaboração com Profissionais de Saúde: Em casos em que os alunos possam ter necessidades de saúde específicas, o A.V.E colabora com profissionais de saúde, terapeutas e outros especialistas para garantir que o ambiente escolar atenda às necessidades médicas e terapêuticas dos alunos.

Facilitação da Participação Ativa: O A.V.E ajuda os alunos a se envolverem em atividades extracurriculares, eventos escolares e interações sociais, promovendo sua participação ativa na comunidade escolar e incentivando o desenvolvimento de habilidades sociais e de interação.

Comunicação com Pais e Responsáveis: O A.V.E pode atuar como um elo de comunicação entre a escola e os pais, fornecendo atualizações sobre o progresso acadêmico e comportamental dos alunos, bem como compartilhando informações sobre estratégias de apoio.

Monitoramento do Progresso: O A.V.E acompanha o progresso dos alunos e faz ajustes nas abordagens de suporte conforme necessário. Eles podem ajudar a identificar áreas de melhoria e colaborar com a equipe escolar para desenvolver planos individualizados de suporte.

O objetivo do Auxiliar de Vida Escolar é criar um ambiente inclusivo, apoiador e enriquecedor para os alunos, ajudando-os a superar desafios, desenvolver habilidades e alcançar seu potencial máximo tanto no aspecto acadêmico quanto no socioemocional.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Fotos: Organização do treinamento

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