Comunidade rural indígena de Tefé recebe visita técnica da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura

A nova escola atenderá mais de 50 jovens e adolescentes ribeirinhos e indígenas...

Na região amazônica, onde a realidade dos alunos é diferente de outras partes do Brasil, as dificuldades de logística afetam até a distribuição de merenda escolar e principalmente o trabalho de quem quer ensinar. Na margem esquerda do Lago Tefé, no município de Tefé, fica a Comunidade Rural Indígena Nova Aliança. Lá, será construída uma nova escola que pretende atender mais de 50 jovens e adolescentes ribeirinhos e indígenas daquela região.

Uma expedição técnica ao local liderada pela professora Janete Batalha Ploia, Coordenadora Executiva Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), aconteceu nesta terça, (22), tendo em vista a realização de análise logística e demográfica, estreitar um diálogo com os comunitários, para a instalação do novo anexo escolar na Comunidade.

Para chegar ao local, a equipe técnica teve que pegar um ônibus até a Comunidade da Agrovila da Emade. Em seguida, embarcaram em uma canoa de motor rabeta, e navegaram em uma viagem de 1h30min, pelas águas do Igarapé Patauá (Igarapé Açú) até ao local.

“Nossa equipe formada pela coordenação educação indígena, coordenação de educação infantil, coordenação de programas educacionais, coordenação do auxílio brasil, lideranças comunitárias, direção da escola e departamento do setor de compras  da SEMEEC, está presente hoje aqui para dialogar com a liderança da comunidade, com o objetivo de proporcionar melhores qualidades no ensino municipal, por meio de propostas pedagógicas eficazes, observando a realidade local”, destacou a Coordenadora Executiva Pedagógica, Janete Ploia, durante o encontro.

O novo projeto para correção de distorção idade série, implementado pela Equipe Pedagógica da SEMEEC, com base no modelo do Projeto Avançar da SEDUC-AM, contemplará as especificidades e realidades, levando em conta a zona rural e urbana. Neste primeiro momento, será contemplada a Comunidade Rural Indígena Nova Aliança.

A comunidade nova, formada por 21 famílias, equivalente a 192 pessoas, surgiu após emancipação da Comunidade Indígena Novo Destino. No quantitativo escolar existem 51 alunos da educação infantil até o 9º ano.

A expectativa é que até abril deste ano, com a construção da nova escola, as turmas funcionem na modalidade de educação infantil do 1º ao 5º anos do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). E do 6º ao 9º anos, no ensino fundamental, funcionem através do Programa Avançar.

Durante a reunião, foram discutidos temáticas sobre o direito das crianças e adolescentes na escola, com a presidente do Conselho Tutelar, Nazaré Acris e Gilmara Moura, educação infantil, com a professora Núbia Ramos, recursos de investimentos na educação, dentre outros assuntos.

Para Marcus Lúcio de Sousa, secretário de educação, esporte e cultura, estas visitas às comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, são fundamentais para o desempenho e avanço do ensino de qualidade nos lugares mais distantes da sede do Município.

“Nós agradecemos aos nossos anjos da guarda da educação, nossos coordenadores, profissionais da educação que têm a missão irem às comunidades de Tefé, para desenvolverem diversas ações, sempre auxiliando nossos alunos e à população em geral. Somos imensamente gratos ao Prefeito Nicson Marreira pelo forte apoio que tem dado as iniciativas da SEMEEC”, pontuou o secretário.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Carlos Afonso | SEMEEC

Texto: ASCOM SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!