Coordenação de Alimentação Escolar de Tefé promove evento de encerramento de capacitação aos agentes de manipulação de alimentos

Qualificação se faz necessária para garantir mais segurança no trabalho e na alimentação...

Qualificação se faz necessária para garantir mais segurança no trabalho e na alimentação

A conclusão do curso de manipulação de alimentos ocorreu ontem, (06/06), no auditório da SEMEEC e contou a participação de diretores escolares, agentes de alimentação escolar, nutricionistas e demais profissionais envolvidos na formação. Cem merendeiras da zona urbana da rede municipal concluíram o treinamento estão qualificadas a exercerem suas atividades em uma das 19 escolas da cidade de Tefé.

Um dos principais objetivos do treinamento foi Capacitar os manipuladores para que o ambiente de trabalho se torne mais saudável e que eles possam sempre dar o melhor de si para a Alimentação da escola.  Para que elas possam se adequar às demandas do programa nacional de alimentação escolar (PNAE). Curso teve a duração de uma semana e contou com a amostra gastronômica, para apresentação de preparações da merenda escolar da rede municipal, além de incluir novos pratos para o cardápio de 2023.

A programação contou com a participação de 100 merendeiros e merendeiras da zona urbana, da Rede Pública Municipal de Ensino. O evento aconteceu no auditório do Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), na última quarta-feira, (06/06), às 8h.

Para o Secretário da SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, é de fundamental importância da realização de cursos como este uma vez que se oportuniza a alimentação mais adequada para os alunos do ponto de vista higiênico e sanitário, além de melhorar a qualidade nutricional das refeições oferecidas nas escolas.

Nossa missão é servir, mas para servir com qualidade é preciso capacitar, treinar com mais qualidade ainda. Por isso, desenvolvemos tais cursos aos nossos servidores municipais da SEMEEC. Logo promoveremos a formação aos nossos agentes da zona rural de ensino”, disse o secretário.

Natalie Mouzinho, Coordenadora de Alimentação Escolar da SEMEEC, garante que em breve os profissionais da alimentação escolar da zona rural de Tefé, receberão capacitação.

Nossa expectativa para o próximo curso de capacitação, que será voltado para as escolas da zona rural, é a melhor. Assim, almejamos capacitar e qualificar todas as merendeiras da rede municipal com a garantia de uma manipulação correta e adequada muito em breve”, pontuou Mouzinho.

O curso foi ministrado pelo Chef Jeriel Alencar da Silva, em duas etapas. A primeira etapa teórica foi realizada no auditório da Escola Municipal Walter Cabral. Já a fase prática ocorreu na cozinha da Escola Municipal Walter Cabral, localizada no bairro Santo Antônio. Durante o evento, os participantes foram certificados e também receberam kits de Agentes de Merenda Escolar.

Durante a qualificação, houve aulas teóricas sobre “Legislação RDC 216 (Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimentação) e Legislação RDC 275 (Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos)”.

Ainda, foram ministradas aulas sobre “Conhecimento tecnologia de origem animal, área do conhecimento voltada para o processamento dos alimentos, técnica culinária básica (cortes verduras e legumes, carnes), Saúde da mulher, palestra com vigilância sanitária, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), – cuidados com os movimentos realizados pelo trabalhador de uma forma adequada”. Na etapa da prática, as aulas foram de acordo com o cardápio escolar de 2023. Ao final da programação, os diretores escolares presentes receberam o “Manual de Boas Práticas“.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Coordenação de Alimentação Escolar/SEMEEC

Texto: Augusto Gomes com contribuições de Fernanda Carvalho/ASCOM SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!