Coordenação do FNDE/SEMEEC realiza encontro com diretores escolares e membros de APMC de Tefé – AM

Reunião objetivou fornecer informações aos diretores escolares sobre prestação de contas de programas federais aderidos...

Reunião objetivou fornecer informações aos diretores escolares sobre prestação de contas de programas federais aderidos pela SEMEEC

Um encontro dirigido pelo coordenador dos programas Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), professor Mateus Epifânio, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, realizado na manhã desta quarta-feira, 21/12, no auditório da SEMEEC, tirou dúvidas, além de atualizar e recapitular informações sobre prestação de contas dos programas federais.

Cerca de 32 pessoas, dentre elas, diretores de escolas da zona rural e urbana, presidente e tesoureiro responsável pela Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC), participaram da reunião. Em pauta assuntos sobre como avaliar a gestão financeira de recursos recebidos por escolas públicas da educação básica, descentralizados à conta do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos.

PDDE QUALIDADE – EDUCAÇÃO CONECTADA

Um dos assuntos abordados foi sobre o Programa de Inovação Educação Conectada, cujo objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

“Para isso, foi elaborado com quatro dimensões que se complementam, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura”, ressalta Mateus Epifânio.

PDDE QUALIDADE – TEMPO DE APRENDER

Outro tema discutido foi sobre como responder e esclarecer dúvidas de gestores, professores e assistentes de alfabetização relacionadas a implementação das ações de alfabetização, a execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE e a atuação de assistentes de alfabetização, no âmbito do Programa Tempo de Aprender.

PDDE QUALIDADE – BRASIL NA ESCOLA

O Programa Brasil na Escola também foi pauta da reunião. O Programa visa induzir inovações e estratégias para assegurar a permanência e aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, apoiando a execução das metas 2 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE). “O Programa está estruturado em três eixos: apoio técnico e financeiro às escolas, valorização de boas práticas e inovação. Está previsto, também, realização de formações, seminários, fóruns e estudos sobre o Ensino Fundamental, além de seleção de escolas para o fomento de projetos inovadores”, destaca Epifânio.

PDDE ESTRUTURA – CAMPO

Outra temática abordada destacou a importância das ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas das redes municipais, estaduais e distrital, localizadas no campo.

Mediante a vertente voltada à estrutura de campo das unidades de ensino, o Programa reforça que os recursos devem ser destinados à contratação de mão de obra e outras despesas necessárias à manutenção, conservação e pequenos reparos em suas instalações, bem como aquisição de mobiliário escolar e outras ações de apoio com vistas a realização de atividades educativas e pedagógicas coletivas.

PDDE ESTRUTURA – AEE

Ainda, durante o encontro, o coordenador falou sobre o Programa Escola Acessível. O Programa consiste na promoção da acessibilidade como medida estruturante para consolidar um sistema educacional inclusivo, promovendo condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e a comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

“O recurso é oferecido por meio do PDDE Interativo às escolas contempladas pelo Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”, finalizou.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Eulália Ferreira/SEMEEC

Texto: Augusto Gomes/Ascom SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!