Coordenação do PSE realiza último encontro com instituições parceiras de Tefé – AM

Além da entrega de certificados, o encerramento teve um coffee break para os presentes, no...

A reunião de encerramento com parceiros intersetoriais do Programa Saúde na Escola – PSE, no Município de Tefé, aconteceu na manhã desta terça-feira, 20/12. Além da entrega de certificados, o encerramento teve um coffee break para os presentes, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC.

O encontro teve o objetivo de agradecer a parceria entre as instituição SEMEEC/ SEDUC/ SEMSA, nas ações realizadas no ano de 2022, e fazer o levantamento das ações e atividades desenvolvidas nas escolas no decorrer do ano, intensificando a importância do contato intersetorial entre gerentes de UBS e os diretores Escolares, visando melhorar a saúde e a educação em Tefé.

A coordenação do PSE Municipal, Gerentes da UBS São Miguel, e Coordenação PSE Educação estiveram presentes na reunião. “Tivemos mais de 15 gestores, entre eles os gestores das Creches Municipais – professora Dulce Martins, gestora da Creche Criança Feliz, e a professora Edinelza Ramos, gestora da Creche Edézio Oliveira de Pinho, o professor Jessé da Silva Martins, gestor da Escola Estadual Corintho Borges Façanha”, disseram as Kyssia Oliveira e Laísse Wládia, da Coordenação do PSE SEMEEC.

BALANÇO DE 2022

A coordenação acentua que durante o ano de 2021, o PSE não promoveu um número expressivo de ações em razão do contexto da pandemia da Covid-19. Por outro lado, em 2022, houve mais de dez ações diretas e intensivas nas escolas, as quais se buscou aplicar não só a saúde dentro da escola, mais desenvolver as práticas sociais em prol das crianças e adolescentes, proporcionando educação de qualidade.

“Dentre nossas atividades realizamos temáticas voltadas sobre abuso sexual, violência na escola, domésticas, drogas – temas geradores de muitas polêmicas nas escolas, e que são vistos hoje como realmente um difusor de muitas problemáticas no contexto escolar até mesmo no aprendizado do aluno”, comentaram Kyssia e Laísse.

De acordo com a coordenação do PSE SEMEEC, a comunidade escolar foi decisiva para que as atividades ocorressem com êxito.

“As escolas abraçaram a causa e hoje nos possibilitou adentrar mais profundamente em cada ambiente escolar, levando maior rede de atendimentos aos alunos, além de conseguirmos até mesmo uma demanda muito maior de laudos médicos para as crianças que realmente precisam de atendimento especializados. Esse tipo de parceria é o que nos motiva a cada vez mais desenvolver o nosso melhor trabalho e pensar que o futuro pode ser mudado através de incentivos e investimentos na educação em saúde municipal”, destacaram as coordenadoras.

Todas ações foram realizadas com base nos cronogramas disponíveis pelo Ministério da Saúde – MS e Ministério da Educação – MEC, e integrada às ações juntamente com as SEMSA e SEMEEC de Tefé. 

“Como símbolo de conquista, em 2022, o PSE bateu a meta em ações desenvolvidas dentro do Estado do Amazonas e Tefé ocupou, atualmente, um dos primeiros lugares no ranking nacional. Como resultado, em 2023 serão destinadas mais recursos para o desenvolvimento das ações do Programa”, pontuou o secretário da SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa.

O repasse mínimo é de R$ 5.600 para escolas com até 600 alunos. A cada mil alunos aumenta o repasse. O valor é um incentivo, já que os municípios também entram com recursos para apoiar o Saúde na Escola.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Pâmela Souza/Ascom SEMSA

Texto: Augusto Gomes/Ascom SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!