Coordenação Escolar Indígena da SEMEEC visita Comunidade Indígena Nova Esperança para discutir regulamento da VI edição dos Jogos Interculturais Indígenas

Competição visa desenvolver o intercâmbio esportivo entre as comunidades indígenas do Médio Solimões, interior do...

Competição visa desenvolver o intercâmbio esportivo entre as comunidades indígenas do Médio Solimões, interior do Amazonas

A 1ª reunião aconteceu ontem, segunda-feira, (10/7), no Centro Cultural do Povo Kokama, localizado na Comunidade Indígena Nova Esperança, Barreira de Baixo, KM 21 na estrada da Emade, com a participação de 20 lideranças indígenas, professores de educação física e bilíngue.

O Encontro foi organizado pelas coordenações de Educação Física e Indígena Escolar, com apoio da coordenação de Educação Infantil. Os Jogos Interculturais Indígenas fazem parte do calendário cultural da Capital do Médio Solimões, e ocorrem no segundo semestre do ano.

Durante a reunião foi discutido o Regulamento Interno da VI edição da competição.

Esse foi um momento para que todos pudessem contribuir com opiniões positivas para valorizar o caráter educativo e comunitário para o melhor desenvolvimento das atividades que serão realizadas durante o evento. E foram definidas orientações a respeito das inscrições, do sistema de disputa, premiação e protocolo de segurança para o evento tradicional de Tefé”, explicou o coordenador da Educação Escolar Indígena, Mário Jorge.

O evento contará com 22 modalidades esportivas, entre elas, o futebol, arco e flecha, danças indígenas, o concurso da “Mais Bela Indígena”, corrida de saco, entre outras atividades, que irão movimentar os jogos. As categorias serão distribuídas em: Infantil, Juvenil e adulto, além disso, haverá premiação para as colocações do 1º, 2º e 3º lugares da competição.

A opinião dos líderes é essencial para que a cada edição dos jogos alcance uma boa realização e um bom trabalho em equipe em cada comunidade. E também serve para pontuar no que precisamos melhorar e ajustar para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, comentou Juscimeire Amorim, coordenadora de Educação Física.

O líder da Comunidade Indígena Nova Esperança, Evandro de Carvalho, destacou a relevância da parceria entre os envolvidos e aproveitou para ressaltar que os jogos vão além de uma competição, eles são uma oportunidade para os atletas representem e fortaleçam a cultura indígena por meio da prática desportista.

A reunião é de grande investimento na nossa cultura que mais uma vez terá a honra de sediar os jogos interculturais. Não são apenas jogos, uma competição, mas sim uma oportunidade para todos aqueles envolvidos nesse grande evento” disse Evandro de Carvalho, cacique da Aldeia Barreira de Baixo (Povo Kokama).

Estiveram presentes 20 aldeias indígenas e mais de 100 pessoas compareceram na primeira reunião na manhã desta segunda-feira, (10/7/23).

Em 2023, a VI edição dos Jogos Interculturais tem o tema “O importante não é a vitória, e sim competir com dignidade”. As inscrições serão realizadas de 21 a 25 de agosto deste ano. A competição acontecerá na Comunidade Indígena Nova Esperança, Barreira de Baixo, nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro.

A segunda reunião com as lideranças indígenas ocorrerá no dia 28 de julho.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos e Texto: Fernanda Carvalho/ASCOM SEMEEC

Revisão: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!