Avaliação externa em larga escala busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos
A edição deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia. Para possibilitar a comparação com as edições anteriores, de 2019 e 2021, algumas matrizes das avaliações não mudaram em 2023.
A convite da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), o Prof. Me. Mateus Epifânio Marques, ministrou uma palestra sobre as estratégias de sucesso para aplicação do Saeb em 2023, em Tefé, no Amazonas, nesta quarta-feira, 09/08, no auditório da SEMEEC.
Organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de Matemática e Língua Portuguesa são aplicadas para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza avaliam os 5º e 9º anos por amostragem, e algumas escolas de Educação Infantil respondem a questionários sobre a qualidade da Educação.
“Trata-se de uma avaliação externa em larga escala que busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos. Atualmente, ela é o principal instrumento para aferir a qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio. Com isso, é necessário que tracemos estratégias exitosas para que nossos profissionais da educação transponham os conteúdos de maneira que os nossos estudantes obtenham o melhor desempenho no momento da aplicação da avaliação”, explica Mateus Epifânio.
No mês de julho deste ano, foram aplicados simulados nas escolas municipais da zona rural e urbana de Tefé. Marcus Lúcio de Souza, Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé, acredita que realizar os simulados nas escolas é fundamental para que os estudantes obtenham um excelente resultado na edição do Saeb de 2023.
“O simulado ajuda a identificar as dificuldades e testar os conhecimentos. Eu acredito que é muito importante fazer todas essas provas, para está bem preparado para o momento da aplicação externa do Saeb neste ano. Para isso, é primordial que os nossos professores que estejam também bem preparados dentro de sala de aula, proporcionando assim qualidade ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos”, pontua o Secretário.
Após cada simulado, a equipe pedagógica da SEMEEC promove encontros com os professores, com o objetivo de discutir as estratégias para realização de intervenção didático metodológica para auxiliar no andamento da qualidade do ensino dos estudantes. Durante o encontro com o professor Mateus Marques, mais de 50 coordenadores pedagógicos marcaram presença.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC
Fotos: Coordenação do Saeb Tefé