Educomunicação em movimento: Do roteiro aos microfones de rádio; projeto rádio escolar é lançado, em Tefé (AM)

A ideia surgiu a partir das aulas ministradas pelos professores de ciências naturais, interior da...

A ideia surgiu a partir das aulas ministradas pelos professores de ciências da natureza e suas tecnologias, no interior da Amazônia. A partir daí, os estudantes participaram de oficina sobre educomunicação, visando à implantação de Projeto na Escola. Lançamento aconteceu na sede da Escola Estadual Getúlio Vargas, no Bairro de Abial, região Norte de Tefé, distante a 523 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, na última segunda-feira, (30/05).

“Ao observar como os nossos alunos estão cada dia mais conectados e aprendendo a partir de recursos audiovisuais, tivemos a ideia de dar voz a eles e envolvendo-os no processo de aprendizagem de pertencimento através da Educomunicação, ferramenta essencial para dar sentido às atividades e ao currículo escolar”, destacou Iranir da Silva Torres, Diretor Escolar da Escola Estadual Getúlio Vargas.

A Educomunicação propõe uma intervenção a partir de Educação para a mídia, isso significa que o professor e os estudantes desenvolvem em sala de aula conteúdos educativos, fazendo a gestão democrática das mídias práticas de ecossistemas comunicativos abertos e criativos.

Para que fosse possível a realização do Projeto “Rádio Xidarini”, os docentes e estudantes participaram da “1ª Oficina de Educomunicação: Ascom nas Escolas”, promovida pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), vinculada diretamente à Prefeitura de Tefé.

“A Educomunicação permite ampliar o diálogo, a participação e a criatividade em espaços formais e informais de aprendizagem. No ambiente escolar, suas ações ampliam capacidade de expressão dos estudantes e também estimulam o pensamento crítico sobre as informações que eles consomem diariamente nos veículos de comunicação. Dessa forma, eles também podem ser protagonistas na produção dos seus próprios conteúdos”, comentou Augusto Gomes, Assessor de Comunicação da SEMEEC e organizador da Oficina.

 A Oficina de Educomunicação: Ascom nas Escolas

O treinamento ocorreu no dia 04 de abril, no auditório da SEMEEC, e contou com a participação de profissionais de renome da área da comunicação tefeense, dentre eles, o radialista Jackson Marinho, o jornalista Rodrigo Martins, o fotógrafo Janderson Cordeiro, o designer gráfico Ryan Oliveira e o social media Augusto Gomes. Aproximadamente 80 estudantes participaram da Oficina.

Para o secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, ao se promover e incentivar iniciativas como essa da Escola Getúlio Vargas, a Educação possui mais efetividade no ambiente escolar e fortalece redes comunicativas, onde o estudante ser torna um cidadão com pensamentos críticos e reflexivos na sociedade.

“Nós sabemos da importância da Educação para todos os seres vivos. Quando nos reportamos ao contexto do ambiente escolar em si, sabemos que ainda precisamos de muito incentivo, promoção e garantia de políticas públicas educacionais. Nosso Governo Municipal, por meio do forte empenho do Prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso, não mede esforço para apoiar nossos projetos. Quem ganha com isso são os nossos estudantes”, pontuou o secretário da SEMEEC.

Marcus Lúcio, ainda, destacou que o Projeto foi implantado, a princípio, em uma escola da rede estadual de ensino por se tratar de uma iniciativa interdisciplinar dos professores daquela escola com os seus alunos, mas que até o fim de 2022, as escolas da rede municipal de ensino de Tefé, também receberão as oficinas promovidas pela Equipe da ASCOM da SEMEEC.

“Asseguramos que as nossas unidades de ensino municipal receberão nossas oficinas. Os desafios são grandes, mas temos um time empenhado em nossos projetos desde o início de nossa Gestão”, ressaltou o secretário.

Resultados da Oficina

A partir da Oficina, os alunos decidiram desenvolver o Projeto Escolar “Rádio Xidarini” na Escola de forma prática. Para isso, com a ajuda dos professores eles elaboraram quatro programas, roteirizados de acordo com as temáticas estudadas em sala. Em seguida, criaram uma página no Facebook (https://www.facebook.com/radioxidarini) e um perfil no Instagram (https://www.instagram.com/radioxidarini/), onde publicam suas atividades semanalmente. Os programas ocorrem durante a semana nos horários do intervalo, tendo como protagonistas os próprios alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: ASCOM SEMEEC e Equipe do Projeto Rádio Xidarini

Texto: Augusto Gomes | ASCOM SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!