A moção foi entregue ao Coordenador e Professor da Banda, Wallenston Mendes
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Tefé, realizada na manhã de hoje, 23/06, foi concedida uma moção especial de congratulação e aplausos à Escola Municipal de Música Santa Cecília. A moção é de autoria do vereador Francisco Carioca Pinto.
A moção Nº. 013/2023 expressa as congratulações aos professores e integrantes da escola de música, em reconhecimento às suas contribuições educacionais e apresentações realizadas no Município de Tefé, principalmente, no ato da realização da XX Festa da Castanha e Aniversário de 168 anos da Capital do Médio Solimões.
sores e integrantes da escola de música, em reconhecimento às suas contribuições educacionais e apresentações realizadas no Município de Tefé.
A moção foi entregue ao Coordenador e Professor da Escola Municipal de Música Santa Cecília, professor Wallenston Mendes, e aos professores e integrantes da Escola, que estiveram presentes na ocasião.
“É motivo de gratidão e engrandecimento a todos os envolvidos neste projeto. Graças à Deus chegamos até aqui. Não podemos esquecer dos pioneiros, que não mediram esforços para que tudo isso fosse possível e hoje se consolidasse. Eles deixaram um legado e hoje temos como norte os 3D – Dedicação, Disciplina e Determinação. Isso mostra a seriedade e o compromisso que temos com a sociedade tefeense. A iniciativa transforma a vida de centenas de estudantes no Município. Parabéns ao Prefeito Nicson Marreira e ao Secretário de Educação, Professor Marcus Lúcio, pessoas fantásticas que acreditam e incentivam o Projeto”, destaca Mendes.




A Escola Municipal de Música Santa Cecília é um projeto da Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) que oferece ensino de música de forma gratuita. Seu principal objetivo é promover a formação humana por meio da música. A escola oferece oficinas gratuitas de diversos instrumentos musicais, musicalização infantil, canto coral, entre outras atividades, atendendo a centenas de alunos de diferentes regiões da cidade.
Confira mais informações abaixo:
Há dezesseis anos a banda de música municipal tefeense era reativada na cidade



A história remonta fragmentos que se unificam e se consolidam hoje destacando a manifestação artística e cultural de Tefé. Presente desde os tempos antigos, a música é a mais universal das artes. Não há civilização, grande ou pequena, que não possua sua própria expressão musical. A apreciação dessa arte não depende de língua ou nível cultural. Hoje, 28 de dezembro, a Escola Municipal de Música Santa Cecília comemora 16 anos de existência em Município de Tefé.
Registros em livros do historiador Protásio Lopes Pessoa mostram que em 1910 Monsenhor Barrat chegou à Tefé, no Estado do Amazonas. Monsenhor Barrat era professor de Música antes de vir para a Missão.
Aqui, na região, ele criou a “Banda de Música Harmonia de Santa Cecília”, composta de mais de 30 instrumentos de Sopro. Três anos depois, ele se mudou da Missão para a sede de Tefé e de lá trouxe a banda. Nomeou o Irmão Rafael Haag como professor de música e criou a “Escola de Música Harmonia de Santa Cecília”. À época, funcionava no Seminário São José, onde os alunos aprendiam a ler pauta, a clave, as notas musicais, sabiam solfejar, compor e tocar peças musicais.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Franklin Pantoja/ASCOM Câmara Municipal
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC