Unidade de ensino carrega em sua história o nome científico da Capital do Médio Solimões
Árvore nativa da região amazônica e amplamente conhecida pelos seus frutos, a Bertholletia Excelsa é o nome científico da castanheira-do-brasil, homenagem ao químico e cientista francês Claude Louis Berthollet. A homenagem impressa também no Brasão Municipal de Tefé e que homenageia a Escola Municipal Bertholletia Excelsa, nome escolhido pela professora Erisângela de Lima Silva.
Na última terça-feira, 08/08, com grande alegria e orgulho a Escola Municipal Bertholletia Excelsa comemorou 12 anos de dedicação à educação em Tefé. Desde o seu início, a escola tem sido um farol de conhecimento, crescimento e desenvolvimento para a comunidade tefeense.
“Nesses 12 anos de história, a Escola Municipal Bertholletia Excelsa tem desempenhado um papel fundamental na formação de gerações de estudantes, preparando-os não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para se tornarem cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o progresso de Tefé e de nossa sociedade como um todo”, festeja o Secretário de Educação, Esporte e Cultura, Marcus Lúcio de Sousa.





Ao longo desse período, a escola tem mantido um compromisso constante com a excelência educacional, oferecendo um ambiente de aprendizado estimulante e acolhedor. Os educadores e funcionários têm se dedicado incansavelmente a fornecer uma educação de qualidade, promovendo valores como respeito, tolerância e colaboração entre os alunos.
“A Escola Municipal Bertholletia Excelsa também tem sido um local de integração com a comunidade, realizando eventos culturais, atividades esportivas, feiras de ciências e projetos sociais que fortalecem os laços entre escola, famílias e vizinhança. Essa conexão é essencial para o crescimento holístico de nossos jovens e para a construção de um futuro mais promissor. Prova disso é o que está sendo realizado hoje aqui. Homenagens que trazem à tona a nossa história, a nossa cultura, promovendo em todos os aspectos a educação de qualidade”, explica Maria Helena, diretora da unidade de ensino.





“Parabéns a todos que fazem parte dessa jornada, incluindo alunos, professores, funcionários e pais. Juntos, construímos uma história de sucesso e estamos prontos para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro nos reserva. Que venham muitos mais anos de aprendizado, crescimento e realizações”, disse o vereador Lurinei Oliveira, prefeito de Tefé em exercício.
Bertholletia Excelsa oferta a comunidade local a modalidade de ensino fundamental I (1º ao 5º ano). Atualmente a escola dispõe de um time de 35 servidores, sendo 15 professores, 17 administrativos, dois pedagogos, e uma diretora. A soma de todos os estudantes totaliza o quantitativo de 123 educandos, nos turnos matutinos e vespertinos.
“Enquanto celebramos esses 12 anos de história, reafirmamos nosso compromisso contínuo com a educação de qualidade e com a formação de cidadãos conscientes e engajados. Olhamos para o futuro com entusiasmo e determinação, sabendo que a essa escola continuará a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento educacional e social de Tefé”, assegura Cleiton Dalbem, coordenador dos diretores municipais.









Durante a solenidade, estiveram presentes representantes oficiais da SEMEEC, além de diretores municipais convidados e a comunidade local.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC
Fotos: Organização do evento