Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura promovendo momentos prazerosos de contato com diversas obras literárias. Esse foi o principal objetivo do corpo docente da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz ao implantar o Projeto de Leitura na Instituição de Ensino, em Tefé, interior amazonense.
“Descobrindo o Universo Literário” é o tema do Projeto que a Escola, localizada no Bairro de Fonte Boa, no Município de Tefé, lançou na última sexta-feira, (31/05). De acordo com os idealizadores, a iniciativa pretende ocorrer até dezembro de 2022, como projeto piloto no ambiente escolar.
“Será realizada a avaliação da leitura do aluno pelos professores, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto”, explicou a Diretora da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, Profa. Lilia Vitório, durante a solenidade de lançamento do Projeto. Durante a programação, diversas atrações fizeram parte do evento, dentre elas, dramatizações, teatro, apresentação musical e recital de poesia.
O Projeto de Leitura tem como subtema “Ler com Prazer”, que parte da perspectiva de ser um caminho que leva a criança a descobrir o universo literário que lhe rodeia através dos livros.
“Ao perceber a necessidade de cooperar para que o estudante leia com domínio, agilidade, prazer e compreenda a leitura nos seus mais diversos objetivos, propomos o desenvolvimento deste projeto de leitura e incentivo à prática a fim de que os alunos desenvolvam o hábito prazeroso da leitura”, destacou um dos organizadores da Iniciativa na Escola.
O Secretário de Educação, Esporte e Cultura, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, acompanhado dos Coordenadores de Educação Campo, das Águas e da Floresta, História, Matemática, Ciências, Educação, Língua Portuguesa, Coordenação dos Gestores, Departamento dos Programas de Políticas Educacionais e Núcleo de Cidadania de Adolescentes, prestigiou pessoalmente o evento e ressaltou a importância da promoção do Projeto.
“Nós sabemos que a prática da leitura estimula a criatividade, diminui o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, aprimora o vocabulário, ajuda na escrita e traz muitos outros benefícios. Nesse sentido, a Prefeitura de Tefé, através da SEMEEC e de suas iniciativas por meio das Escolas Municipais, incentiva esses projetos no ambiente escolar”, comentou o secretário.
Algumas das metodologias utilizadas no desenvolvimento do Projeto são a Leitura coordenada durante o intervalo; a participação de leitores na biblioteca; a semana do conto; jogos de leitura, dentre outras atividades, com temáticas transversais sobre a cidadania, pluralidade cultural, ética, sexualidade, saúde, meio ambiente e consumo.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Texto e Fotos: Augusto Gomes | ASCOM SEMEEC






























