A data destaca os desafios enfrentados por essas pessoas e suas famílias, bem como para celebrar suas conquistas e contribuições para a sociedade
A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e promover sua inclusão social. Neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI) será realizada de 21 a 28 de agosto, com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”.
Nesta segunda-feira, 14/08, a Escola Municipal São Francisco, realizou a Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Participaram da solenidade, o Prefeito de Tefé em exercício, vereador Lurinei Oliveira, a professora Raimunda Medeiros, Coordenadora do CRAS I, representando a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Kelly Barbosa, o Coordenador de Diretores Municipais, Cleiton Dalbem, o Coordenador de Educação Especial e Inclusiva, Milton Curico, a Psicóloga da SEMEEC, Tainara Gomes, além da presença do pais, professores e a comunidade local.







“A iniciativa demonstra o compromisso da escola e da comunidade em sensibilizar, conscientizar e promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma data importante para destacar os desafios enfrentados por essas pessoas e suas famílias, bem como para celebrar suas conquistas e contribuições para a sociedade”, pontua o prefeito de Tefé em exercício, vereador Lurinei Oliveira.
Durante a semana do dia de 21 a 28 de agosto, é comum que escolas, organizações e instituições realizem atividades diversas, como palestras, workshops, apresentações artísticas, feiras de inclusão e outras iniciativas que visam a conscientização e a promoção da inclusão.
“Promover eventos como a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é fundamental para ampliar a conscientização sobre as necessidades e direitos das pessoas com deficiência, além de proporcionar um espaço para a troca de experiências e informações entre a comunidade”, explica Marcus Lúcio de Sousa, Secretário de Educação, Esporte e Cultura. “Isso contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, que valoriza e respeita a diversidade de todos os seus membros”, finaliza.
“Parabenizo a Escola Municipal São Francisco por seu envolvimento nessa iniciativa e encorajo a continuação dessas ações ao longo do ano, visando criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes e membros da comunidade, independentemente de suas habilidades e características”, celebra a Diretora da Escola, Maria Teresa Araújo dos Santos.



Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC
Fotos: Organização do evento