Aproximadamente 20 milhões de alunos de todas as regiões do País participaram da prova da primeira fase da 17.ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira, 7. A prova é a maior competição científica do País e alcança estudantes do 6.º ano do ensino fundamental ao 3.º ano do médio.
Nesta edição, participaram 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. Em Tefé, Coração da Amazônia, 35 escolas da zona rural e urbana aderiram à prova, nas modalidades de 6.º ao 9º anos do ensino fundamental.
Prova
A prova foi disponibilizada para três níveis, com cores diferentes, sendo a de nível I, para os estudantes que estão matriculados nas turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o nível II, para os participantes que estejam cursando o 8º ou o 9º ano do ensino fundamental e o nível III, para os discentes do ensino médio.
O exame da 1ª fase que foi aplicado nas escolas inscritas, é uma prova objetiva, de caráter eliminatório e composta por 20 questões de múltipla escolha. A nota terá a finalidade de classificar o participante para a fase seguinte.
O gabarito oficial será divulgado no site www.obmep.org.br e a lista dos classificados para a 2ª fase será divulgada no dia 2 de agosto. A prova da 2ª fase está prevista para o dia 8 de outubro.
A olimpíada é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC).
Premiação
Nesta 17ª edição da OBMEP serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. A premiação será distribuída de forma diferenciada entre as escolas públicas e privadas. Para as escolas públicas serão destinadas 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze.
Para as escolas particulares serão destinadas 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata e 675 medalhas de bronze. Os professores, as escolas e as secretarias premiadas receberão certificados.
Confira abaixo o registro da aplicação da prova nas escolas: Municipal Rural Castro Alves, Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, Escola Eduardo Santos, Comunidade Bonfim, Escola Municipal Rural Indígena São Sebastião, Escola Indígena Arca de Noé, Escola Municipal Rural Bom Jesus, Escola Municipal Rural Santa Cruz e Escola Municipal Walter Cabral.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Escolas Municipais de Tefé
Texto: Augusto Gomes | ASCOM SEMEEC



















