Formação para educadores em Tefé (AM) aborda campos de experiências da BNCC na educação infantil

Aproximadamente 100 profissionais da educação participaram da capacitação...

Aproximadamente 100 profissionais da educação participaram da capacitação

O encontro com professores e pedagogos da educação infantil da zona urbana da rede pública municipal aconteceu na última terça-feira, (30/05), no auditório da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, no bairro Fonte Boa. O curso foi ministrado pelo Prof. Me. Pe. Ademar Henriques da Silva Filho, do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA). Em debate estavam os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os campos de experiências são as esferas de desenvolvimento que devem ser trabalhadas durante a Educação Infantil, funcionando de forma semelhante aos componentes curriculares do Ensino Fundamental e Médio.

De maneira geral, eles (os campos de experiência) se referem às principais experiências que as crianças precisam ter em cada faixa etária para que aprendam e se desenvolvam de maneira adequada. Ou seja, ajudam os pequenos a se integrarem dentro do ambiente social e escolar”, explica Prof. Me. Pe. Ademar Henriques da Silva Filho, do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).

Para as coordenadoras de educação infantil, Profa. Núbia Primo, Profa. Rosimar Magalhães e Profa. Jucineide Queiroz, os campos de experiência existem para nortear e apoiar o planejamento pedagógico dos docentes.

Eles cuidam para que o aluno tenha espaço, tempo e liberdade para se expressar e o professor possa acompanhá-lo nessa jornada”, destacam as professoras.

Com a nova normativa da BNCC, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar materiais, objetos e brinquedos. Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Ampliar relações interpessoais, com atitudes de participação e cooperação”, salienta Marcus Lúcio de Sousa, Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Aproximadamente 100 profissionais da educação participaram do encontro. No próximo dia 07 de junho, das 14h às 16h30, no auditório da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, a formação acontecerá para os professores e pedagogos da zona rural.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Núcleo de Educação Infantil/SEMEEC

Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!