Evento discutiu temáticas sobre a continuidade da aprendizagem e desenvolvimento para aqueles que já estão frequentando a escola
Setenta e um profissionais da educação da zona rural da rede municipal participarem de uma capacitação nesta quarta-feira, (06/06), no auditório da SEMEEC. Formação visou orientar e esclarecer acerca dos trabalhos de cunho administrativo sobre a matrícula escolar.
O Encontro com os diretores e responsáveis das escolas do interior de Tefé discutiu temáticas sobre a continuidade da aprendizagem e desenvolvimento para aqueles que já estão frequentando a escola, bem como, realizou um balanço geral das ações desenvolvidas pelo setor de matrícula escolar da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC).
“Fazer a matrícula em dia é a garantia de não perder uma linha de raciocínio que já foi iniciada e que garante a aprendizagem e o desenvolvimento da criança”, explica Emerson Atílio, Coordenador da Matrícula Escolar da SEMEEC.




Estudos revelam que o Cenário da Exclusão Escolar no Brasil são reflexos impactos da
Pandemia da COVID-19 na Educação. Uma pesquisa do UNICEF mostra que nos últimos anos, o Brasil vinha avançando, lentamente, na garantia do acesso de cada criança e adolescente à Educação. De 2016 até 2019, o percentual de meninas e meninos de 4 a 17 anos na escola vinha crescendo no País.
As desigualdades, no entanto, permaneciam. Em 2019, havia quase 1,1 milhão crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória fora da escola no Brasil. A maioria deles, crianças de 4 e 5 anos e adolescentes de 15 a 17 anos.
“Os números são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o risco de regredir mais de duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação. É urgente reabrir as escolas em segurança e tomar todas as medidas necessárias para garantir o direito de aprender. Entenda, nas próximas páginas, como é o cenário da exclusão escolar no Brasil, os impactos da pandemia e o que pode ser feito para reverter essa situação”, explica Florence Bauer, Representante do UNICEF no Brasil.


Para o Secretário da SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, a matrícula escolar um princípio básico, conforme se preconiza na Constituição da República Federativa do Brasil (1988), simbolizando a validação da identidade estudantil.
“Se é Lei devemos cumprir e se por alguma razão tivemos ou temos qualquer defasagem em nosso ensino público, devemos reverter estrategicamente este cenário. Por isso, a nossa gestão municipal não mede esforços e tem trabalhado incansavelmente em prol da educação de qualidade em todos os âmbitos de nossa rede pública municipal. O Prefeito Nicson Marreira é um gestor dedicado e tem um olhar diferenciado à educação, as nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos”, pontua Marcus Lúcio de Sousa.


Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Fernanda Carvalho/ASCOM SEMEEC
Texto: Augusto Gomes com contribuição de Fernanda Carvalho/ASCOM SEMEEC