Escola Municipal Rural Indígena Monte Sião comprova vacinação de 80% de alunos matriculados e obtém certificação de segurança em vacinação infantojuvenil do MPAM
A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25/05, na Escola Municipal Rural Indígena Monte Sião, localizada na Aldeia Porto Praia de Baixo, interior de Tefé, no Amazonas. A unidade de ensino é a primeira da rede municipal do Amazonas a receber a selo do Projeto idealizado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
O evento visa conceder o “Selo Juntos Pela Vida” às escolas do Estado do Amazonas que se inscreveram no Projeto e que conseguiram alcançar o percentual mínimo de 80% do corpo discente vacinado contra a COVID-19 e de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), como um reconhecimento do esforço dos diretores e professores na construção de um ambiente escola mais seguro e de uma sociedade mais protegida, com a ampliação da cobertura vacinal geral.






A equipe de coordenação do projeto Juntos Pela Vida, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), confirmou a certificação da primeira escola da rede municipal de ensino com o selo de segurança vacinal infantojuvenil concedido pelo órgão ministerial.
Thiago de Melo Roberto Freire, Promotor de Justiça da Comarca de Tefé, representando o Procurador-Geral Alberto Nascimento Jr, Procurador de Justiça do Amazonas, acompanhado da Procuradora-Geral do Município de Tefé, Jessika Thays do Nascimento Martins e comitiva, esteve in loco na aldeia, onde entregou pessoalmente o selo e certificado do Projeto “Selo Juntos pela Vida”.
“É uma alegria verificar o empenho de todos, técnicos da Educação e da Saúde, diretores, equipe pedagógica, estudantes e demais integrantes da comunidade indígena escolar para a obtenção do selo Juntos Pela Vida. O ambiente escolar precisa oferecer aos alunos a segurança sanitária adequada ao desenvolvimento pleno e saudável das nossas crianças e adolescentes”, celebrou Thiago de Melo Roberto Freire, Promotor de Justiça da Comarca de Tefé, representante do Procurador-Geral Alberto Nascimento Jr, Procurador de Justiça do MPAM.




A Escola Municipal Rural Indígena Monte Sião é a primeira da rede municipal do Amazonas a ser certificada com este Projeto que visa valorizar e reconhecer a comunidade escolar e a sociedade de modo geral.
Para Marcus Lúcio de Sousa, Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), a certificação representa um marco histórico de conquista, trabalho e empenho de toda a equipe escolar.
“Nós festejamos este momento com muita alegria, pois sabemos da importância do PROJETO JUNTOS PELA VIDA, que visa impulsionar a vacinação de nossas crianças e adolescentes no Amazonas, combatendo a evasão escolar. A partir disso, também busca fortalecer o diálogo do MPAM com a população. Sabemos que um povo educado é um povo saudável”, disparou Marcus Lúcio de Sousa.




Na ocasião, estiveram presentes aproximadamente 200 pessoas, dentre elas, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a Profa. Suelange Gomes, diretora da Escola Municipal Rural Indígena Monte Sião, Anilton Braz, Cacique da Aldeia Porto Praia de Baixo, Profa. Rosineide Dias, Articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Profa. Eulália Ferreira, Mobilizadora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Prof. Mário Jorge, Coordenador de Educação Indígena e a Coordenadora Executiva Pedagógica da Zona Rural, Profa. Janete Ploia.




Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos e Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC