Nutricionistas da SEMEEC participam de evento sobre “Uso de Alimentos do Médio Solimões na Alimentação Escolar”

O ambiente escolar é um importante local para a formação de bons hábitos alimentares e...

O ambiente escolar é um importante local para a formação de bons hábitos alimentares e para a educação nutricional

Intercâmbios de ideias como o “Uso de Alimentos do Médio Solimões na Alimentação Escolar”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), nesta quarta-feira, 19/7, com a participação das nutricionistas da Coordenação de Alimentação Escolar, Natalie Mouzinho, Francisca Carvalho e do Chef Jeriel Alencar, buscam entender os principais desafios da promoção de uma alimentação escolar saudável e reforçam a importância da discussão no panorama da maior floresta tropical do mundo.

A alimentação escolar é uma intervenção poderosa que tem o potencial de ajudar o desenvolvimento de todas as crianças no ambiente escolar por meio de pelo menos uma refeição saudável por dia”, diz Natalie Mouzinho, Coordenadora de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC).

Natalie Mouzinho explica que, embora, Tefé seja referência na produção de alimentos, ainda enfrenta o desafio de colocar os itens alimentícios naturais com maior frequência como forma de fortalecer os hábitos saudáveis das crianças, especialmente, dentro do ambiente escolar dessa região do País.

“Aqui, na Terra do açaí, castanha e pirarucu, no Médio Solimões, temos muitos ingredientes regionais que são gostosos e saudáveis. Mas, às vezes, esses alimentos não são tão fáceis de incluir na alimentação escolar. Precisamos entender o porquê disso, o que acontece? Para que possamos indicar alternativas metodológicas, tendo em vista, a qualidade da alimentação de nossas escolas municipais”, explica.

Mesmo com os desafios da Imensa Amazônia, a administração atual do Município não mede esforços para proporcionar uma alimentação escolar de qualidade aos estudantes das escolas municipais da zona rural e urbana de Tefé.

Levar uma alimentação de qualidade às nossas crianças é muito importante para uma educação eficiente. Desde o início de meu mandato, eu busquei alinhar e dialogar com os agricultores e produtores rurais, para que pudéssemos ter uma parceria na aquisição dos itens alimentícios que formam o cardápio de nossos alunos, além de fazermos a economia circular em nossa região”, pontua o Prefeito Nicson Marreira.

Aspectos fundamentais para a saúde da criança

O ambiente escolar é um importante local para a formação de bons hábitos alimentares e para a educação nutricional. Nesse contexto, destacam-se os serviços de alimentação presentes nas escolas, como o Programa de Alimentação Escolar”, pontua Marcus Lúcio de Sousa, Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé.

Nos anos 90, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) declarou que alimentação infantil era um dos aspectos fundamentais para a saúde da criança, sendo de extrema importância para a adoção de práticas alimentares adequadas nos primeiros anos de vida, pois favorece o desenvolvimento neuromotor e cognitivo a curto e longo prazo, permitindo a plena expressão de aprendizado de inúmeras crianças.

De lá para cá, a temática continua sendo considerada essencial para o desenvolvimento de uma criança saudável. Estudos enfatizam a importância precoce da aquisição de hábitos alimentares corretos, mais sadia a população de adolescentes e adultos de uma sociedade.

Eventos como este são possíveis graças a articulação e a parceria que a Prefeitura de Tefé, na administração do Prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso, tem com as instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, na Amazônia Central.

Além de Tefé, estiveram presentes na programação representantes dos municípios de Alvarães, Maraã, Uarini, funcionários do Instituto Mamirauá e a participação especial de quatro nutricionistas nacionais: Neide Rigo, Profa. Dra. Michelle Jacob (UFRN), Profa. Dra. Juliana Maia (UFRN) e Elenilma Silva (UFPA).

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Coordenação de Alimentação Escolar/SEMEEC

Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!