Parceria entre SEMEEC e Instituto Mamirauá abre caminho para visitações educacionais de estudantes a Laboratório Arqueológico

O foco inicial da colaboração é a implementação de uma série de palestras educativas...

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) estabeleceu uma colaboração com o Instituto Mamirauá, visando promover a visitação de estudantes das escolas de tempo integral ao renomado Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão do Patrimônio Cultural da Amazônia. A iniciativa, realizada na manhã de segunda-feira, 26/02, marca um passo significativo no fortalecimento das relações interinstitucionais e na valorização da educação patrimonial e científica entre os jovens estudantes.

Durante uma visita organizada ao Laboratório Arqueológico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), representantes da SEMEEC, incluindo as coordenadoras de História, Elane Cristina, Laísse Wládia, e Raquinelde Costa Marinho, Coordenadora de Geografia, juntamente com Eduardo Kazuo Tamanaha, Coordenador do Grupo de Pesquisa, e Anderson Márcio Amaral Lima, arqueólogo do IDSM, discutiram detalhes sobre a parceria.

O foco inicial da colaboração é a implementação de uma série de palestras educativas, destinadas a esclarecer aos estudantes sobre o campo da arqueologia, o papel dos arqueólogos e as diversas atividades relacionadas à disciplina. Estas sessões informativas precederão as visitas ao laboratório de arqueologia, permitindo que os alunos tenham uma compreensão sólida do assunto antes da experiência prática.

A Escola Municipal Wenceslau de Queiroz será a primeira a participar deste programa, com planos de expandir o convite para outras instituições de ensino integral da rede municipal subsequente.

“Este projeto não apenas enriquecerá o currículo educacional dos estudantes, mas também os imergirá na rica história e cultura amazônica, através de uma abordagem interdisciplinar que abrange estudos de longa duração das ocupações humanas na bacia do rio Solimões,” destacam as coordenadoras.

O Grupo de Pesquisa se dedica à investigação dos sítios arqueológicos da região, analisando os vestígios deixados por populações passadas e presentes, e como esses habitantes moldaram e transformaram a paisagem ao redor. Além disso, o trabalho inclui a promoção do diálogo sobre o patrimônio arqueológico com as comunidades locais, utilizando o acervo arqueológico acumulado como uma ferramenta vital para educar e inspirar uma apreciação mais profunda do patrimônio cultural.

A parceria entre a SEMEEC e o Instituto Mamirauá representa uma oportunidade inestimável para os jovens estudantes explorarem e se conectarem com o legado arqueológico e cultural da Amazônia, fomentando uma nova geração de defensores do patrimônio e da sustentabilidade ambiental.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Fotos: Laísse Wládia/SEMEEC

Texto: Augusto Gomes/ASCOM

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!