Prefeitura de Tefé realiza II Seminário de Educação Infantil, no Médio Solimões (AM)

Mais de 200 profissionais de educação participaram do evento que objetivou promover a formação docente...

Mais de 200 profissionais de educação participaram do evento que objetivou promover a formação docente sobre Arte e Movimento, na Educação Infantil

Com o tema intitulado “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – Campo de Experiência: Corpo, Gestos e Movimento”, a Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), promoveu a segunda edição do evento voltado aos educadores da zona urbana e rural da rede pública municipal, que trabalham com a modalidade de Educação Infantil, nas escolas municipais.

O Encontro aconteceu nos dias 28 e 29 de julho, no auditório Feliciano Cândido Parente, do Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST/UEA e contou com a presença de 285 professores.

A solenidade de abertura do evento ocorreu no início da noite do dia 28 de julho, (sexta-feira), com a presença de representantes da Prefeitura de Tefé, da SEMEEC, da Coordenação de Educação Infantil, professores municipais, além de cursistas de extensão e de pós-graduação do CEST/UEA, e dos palestrantes convidados: Profa. Dra. do CEST/UEA, Monica Dias Araújo e do Prof. Me. Odimar Lorenset, da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC.

No segundo e último dia de formação, (29/07), (sábado), a programação se estendeu durante a manhã e tarde, abordando diversas temáticas voltadas à formação docente.

Esse seminário é muito rico e contribui bastante com a nossa formação docente, principalmente, a gente que acabou de se formar e estamos tendo a oportunidade de colocar em prática essas estratégias, para o melhor desempenho em sala de aula”, explicou Fernanda Carvalho, egressa do curso de Pedagogia do CEST/UEA e pós-graduanda em Educação Infantil e Psicopedagogia.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através do campo de experiência do corpo, gestos e movimentos, as crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções do seu corpo. Com isso, elas desenvolvem, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que oferece risco à sua integridade física.

Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo”, assegura a BNCC.

As creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação”, pontuam as coordenadoras de Educação Infantil da SEMEEC, as professoras Rosimar Magalhães, Jucineide Queiroz e Núbia Primo.

O evento teve o apoio e incentivo especial da Prefeitura de Tefé, na administração do Prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso, e também do Secretário da SEMEEC, Marcus Lúcio de Sousa.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Fotos: Organização do Evento

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!