Realizado pela segunda vez no município, o evento marca a conclusão da metodologia jovens empreendedores primeiros passos
Implantada no município desde o ano de 2019, a Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP é um projeto que tem por objetivo fomentar a cultura do empreendedorismo em sala de aula, apresentando aos alunos as possibilidades de fontes de renda criativas. Devido ao período atípico da pandemia da covid-19, a feira não foi realizada em 2020 e 2021.
No dia primeiro de dezembro, os resultados dos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais de Tefé foram presentados em feira livre, na Praça da Matriz de Santa Teresa, localizada no centro da cidade. Na ocasião, mais 400 pessoas passaram pelo evento que marca a conclusão da metodologia jovens empreendedores primeiros passos, em sua pela segunda vez no município.
A 2ª Feira do JEPP é uma iniciativa executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), em parceria com a Prefeitura de Tefé – Governo do Povo, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC e parceiros.
Durante a Feira, estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino têm a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula por meio da Metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município através do eixo educação do Programa Cidade Empreendedora – Iniciativa Executada Pelo Sebrae/AM em parceria com a Prefeitura De Tefé.
“As atividades empreendedoras são um excelente cenário para o desenvolvimento de competências e habilidades em vários âmbitos, além de oferecerem situações altamente propícias a práticas escolares interdisciplinares”, destacou o secretário da SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa.
Para a Coordenadora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Maria Cione Guimarães Queiroz, a educação empreendedora tem objetivo de “desenvolver mentalidade e atitudes empreendedoras para fomentar o empoderamento, de modo que as pessoas possam encontrar soluções para os mais diversos problemas. Afinal, empreender é muito mais do que criar o seu negócio ou ter sua empresa”.
A partir de 2023, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e legislações vigentes, a SEMEEC implementará em todas as escolas da rede pública municipal a metodologia criativa e assertiva da educação empreendedora. “Uma grande conquista para a educação da Capital do Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Hoje, durante a feira temos um espaço efetivo de participação, inovação e empreendedorismo”, disse Wagner Rocha, Coordenador do Departamento de Política e Programas Educacionais – DEPPE.
Para que houvesse êxito no desenvolvimento do projeto, mais de cem profissionais da educação foram capacitados nas oficinas realizadas pelo Sebrae/AM e SEMEEC. Temáticas como “As forças do caráter”, “As competências empreendedora na nova BNCC”, “A importância do papel do (a) professor (a)”, “Conhecendo o livro do (a) aluno (a)”, “Orientação de trabalho dos encontros”, “Desenvolvimento do projeto nas escolas”, fizeram parte das capacitações.
Estiveram, ainda, presentes durante a Feira, o vereador Prof. Manuel Situba, representando a Câmara de Vereadores, a Secretária Executiva de Cultura, Sandra Cristina, a Coordenadora do Sebrae/AM, Maria Cione Guimarães Queiroz e a Consultadora do Sebrae/AM, Alessandra Moreno dos Santos, a professora Ana Mágila, diretora da Escola Mun. Luzivaldo de Castro, representando os diretores das demais escolas presentes no evento.
Parceria que fortalece
Um termo de cooperação técnica entre o Sebrae/AM e a SEMEEC por meio do Departamento de Política e Programas Educacionais – DEPPE, possibilitará a partir de 2023 a implantação de cursos sobre educação financeira, gestão, metodologias educacionais e outros temas, aos diretores, pedagogos, professores e demais profissionais da educação, da modalidade de Jovens e Adultos – EJA, da rede pública municipal.
Para o Prefeito de Tefé, Nicson Marreira, as parceiras institucionais são fundamentais para o desempenho de trabalhos de sucesso. “A nossa gestão pelo trabalho de qualidade, principalmente na área educacional, tendo em vista a realização de projetos que promovam e capacitem os nossos profissionais da educação assim como os nossos alunos da rede pública municipal. As nossas parcerias sempre agregam o melhor a todos”, comentou o prefeito.
Outra novidade é o “Prêmio Professor Transformador”. A iniciativa visa valorizar os projetos desenvolvidos por professores e escolas com a parceria do Sebrae/AM, mediante a Feira do JEPP. “A ideia é que os projetos dos professores e das escolas sejam fortalecidos, para que em breve possamos concorrer com prêmios a nível regional e nacional”, disse Eric Braga, Coordenador do Departamento de Política e Programas Educacionais – DEPPE.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Jeferson Souza
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

































