Prefeitura realiza culminância do Projeto Educar Para a Vida em Tefé – AM

O projeto foi idealizado pelo saudoso professor Luzivaldo Castro dos santos...

O projeto foi idealizado pelo saudoso professor Luzivaldo Castro dos Santos

Desenvolver de forma integradora projetos escolares capazes de associar o processo de ensino e aprendizagem a temas da atualidade, proporcionando o desenvolvimento integral do educando, além de capacitá-lo para atuar de forma eficiente na sua comunidade, foi a finalidade de um projeto escolar desenvolvido pela Prefeitura de Tefé, através Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC. Culminância da ação intitulada de “Projeto Educar Para a Vida: Saber e Fazer”, ocorreu em dezembro deste ano.

Com certificação de 102 monitores acadêmicos do Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST/UEA, a programação de encerramento aconteceu com a presença do secretário da SEMEEC, coordenadores pedagógicos, da diretora do CEST/UEA, de diretores escolares e convidados, no auditório da IES, na estrada do Bexiga, no Jerusalém, nesta sexta-feira, 16/12.

O projeto foi idealizado pelo saudoso professor Luzivaldo Castro dos Santos.

“Hoje, a iniciativa foi adaptada e atualizada pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Tefé, no Estado do Amazonas, e visa integrar os temas da atualidade aos componentes curriculares através de atividades diversificadas, integradoras, aliando aulas teóricas e práticas desenvolvidas de forma transversal e no contra turno, dando autonomia para que professores e alunos sistematizem os conhecimentos de modo significativo a partir do seu cotidiano”, explicou a Coordenadora do Projeto, Profa. Ivete de Almeida Ramos.

Presente no evento, o Prof. Marcus Lúcio de Sousa, secretário da SEMEEC, destacou a importância da atuação dos profissionais que foram monitores durante as aulas de reforço escolar.

“Neste momento, não podemos deixar de agradecer os nossos profissionais que contribuíram para que esse processo se tornasse realidade de maneira efetiva na vida educacional dos estudantes tefeenses, nas modalidades do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Eles foram peças chave nesse processo”, disse o secretário.

A primeira etapa do Projeto ocorreu de 08 de setembro a 16 de dezembro de 2022, totalizando uma carga horária de 228h, os monitores contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem de 82 turmas das 10 escolas zona urbana, correspondendo a uma parcela de 1.413 alunos da rede pública municipal.

A realização do Projeto na prática é possível graças a uma parceria institucional da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura com o Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas – CEST/UEA.

Estiveram presentes na solenidade, Alexandre Ramos da Silva, representando o secretário municipal de administração, planejamento e finanças, Walax Sandro Rodrigues, Profa. Dayane Feitosa Lima, diretora do CEST/ UEA, Profa. Janete Batalha Ploia, coordenadora executiva pedagógica da SEMEEC, Profa. Ivete de Almeida Ramos, coordenadora executiva pedagógica da EJA da SEMEEC, Prof. Wagner Rocha da Silva, chefe de departamento de programas e políticas educacionais da SEMEEC e a Profa. Ana Mágila, diretora da Escola Mun. Luzivaldo Castro dos Santos, representando os nove diretores das outras escolas que receberam o Projeto em 2022.

Nesta edição, participaram do Projeto Educar Para a Vida: Saber e Fazer, as escolas municipais: Walter Cabral, Wenceslau de Queiroz, Caminho Feliz, Colônia Ventura, Mayara Redman Abdel Aziz, Dorotéia Bezerra dos Santos, Bertholletia Excelsa, São Francisco e Luzivaldo Castro dos Santos.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2023

Na oportunidade, o secretário da SEMEEC, anunciou que a partir do primeiro semestre de 2023, dois novos editais para a seleção de monitores acadêmicos e para professores que atuam na zona rural de Tefé. Os processos serão definidos após conclusão do Processo Seletivo Simplificado – Edital Nº 02/2022, destinado aos professores e pedagogos.

“Essa é uma forma de oportunizarmos e valorizarmos os nossos profissionais da educação, assim como aqueles que estão concluindo a primeira graduação. Agradecemos ao prefeito Nicson Marreira e vice-prefeito Preto Veloso pelo incentivo e apoio em prol de uma educação de qualidade”, pontuou o Prof. Marcus Lúcio de Sousa.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Franklin Pantoja/SEMCOM

Texto: Augusto Gomes/Ascom SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!