Primeira Oficina Pedagógica “Educação, Saúde e Meio Ambiente na Escola” fortalece laços interinstitucionais em Tefé, Amazonas

A Oficina Pedagógica é uma iniciativa que reúne esforços da Prefeitura de Tefé, através da...

A Oficina Pedagógica é uma iniciativa que reúne esforços da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e instituições parceiras

A cidade de Tefé, localizada no coração da Amazônia, sediou a abertura da pioneira Oficina Pedagógica “Educação, Saúde e Meio Ambiente na Escola” no Estado do Amazonas. O evento, que teve início hoje, 29 de agosto, na sede do renomado Instituto Mamirauá, marca uma colaboração unificada entre órgãos municipais, estaduais, federais e instituições privadas, reafirmando a importância da educação, saúde e meio ambiente na região.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas instituições e autoridades, refletindo a abrangência e a relevância das temáticas abordadas.

O evento marca a continuidade dos principais projetos da educação, saúde e meio ambiente na Amazônia, em ação conjunta entre órgãos municipais, estaduais, federais e instituições privadas do País“, afirmou Marcus Lúcio de Sousa, Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé. Ele enfatizou o papel do evento como um catalisador para iniciativas essenciais na região.

Nicson Marreira, Prefeito de Tefé, destacou a importância de incentivar eventos deste porte, que abordam temáticas tão relevantes como educação, saúde e meio ambiente. “O comprometimento em promover a colaboração entre diferentes setores e instituições é crucial para o desenvolvimento de nossa região. A Oficina Pedagógica é um exemplo concreto desse esforço conjunto, e tenho certeza de que seus resultados contribuirão significativamente para o avanço de Tefé e de toda a Amazônia“, ressaltou o prefeito.

Bianca Darski, do Instituto Mamirauá, uma das principais organizadoras do evento, compartilhou sua perspectiva sobre a importância da “Popularização da Ciência“. “Através da colaboração e da troca de conhecimento, a ciência pode ser uma poderosa ferramenta na abordagem de questões fundamentais como educação, saúde e meio ambiente“, destacou.

Cleiton Dalbem, coordenador de diretores municipais, trouxe sua visão sobre o “Panorama Educacional“. “Entender o cenário educacional é fundamental para promover mudanças positivas“, afirmou, enfatizando a necessidade de adaptação e inovação.

No primeiro dia da programação, Elton Marques, da SEMEEC, Carlos Saldanha, da Fiocruz, e João Paulo Borges e Daniel Tregidgo, do Instituto Mamirauá, direcionaram uma roda de conversa sobre “Educação, saúde, meio ambiente e políticas públicas“, abordando as interconexões dessas áreas vitais.

O encerramento do primeiro dia contou com a palestra de Claudioney Guimarães e Cláudia Barbosa, do Instituto Mamirauá, sobre as “Múltiplas linguagens da educação“. Eles destacaram a importância da diversidade de abordagens na educação voltada para saúde e meio ambiente.

A Oficina Pedagógica é uma iniciativa que reúne esforços da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), do CNPq, Seduc e Governo do Amazonas. Promovido em parceria com a Fiocruz, Instituto Mamirauá e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento reforça a colaboração entre diversas entidades em prol de uma educação mais abrangente e integrada.

Além dos palestrantes, a Oficina contou com a participação de representantes de várias entidades e secretarias, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tefé, e muitos outros, demonstrando o engajamento e o compromisso em relação às temáticas abordadas no evento.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Texto e Fotos: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!