O programa beneficia estudantes que apresentam distorção idade-série, em Tefé, no interior do Amazonas
Regularizar o processo escolar de estudantes matriculados nas escolas da rede pública municipal de Tefé e que apresentam distorção idade-ano escolar, isto é, que estão cursando uma série, mas com atraso de mais de dois anos, é o objetivo do Programa de Correção de Fluxo Escolar da rede estadual – o Programa Avançar, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), e hoje é implementado pela rede pública municipal.
A iniciativa foi implantada em 2005 nas escolas da rede pública estadual, no ano de 2017, atendeu a 10.966 estudantes de 167 escolas estaduais localizadas em Manaus e nos municípios do interior.
Para Ivete Ramos, Coordenadora Executiva da Zona Urbana, os diretores escolares identificam os alunos que possuem distorção idade-ano escolar e a partir disso formam turmas que serão acompanhadas diariamente para que possam alcançar a idade-série correta na escola.
“O diretor da escola identifica a necessidade de formar turmas com distorção idade-série, ou seja, aqueles alunos que estão cursando uma série, mas com atraso de mais de dois anos escolar. Por exemplo, o aluno tem 11 anos, mas ainda está no 3º ano do ensino fundamental, então ele está com mais de 2 anos de atraso escolar”, explica a coordenadora.




As turmas podem ser formadas por, no máximo, 30 alunos. A matriz curricular é idêntica a do ensino regular. A diferença é que no período de 1 ano, os estudantes podem avançar até três séries, dependendo da fase em que eles estiverem matriculados.
Marcus Lúcio de Souza, Secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé, explica que a metodologia de ensino para os alunos que fazem parte do programa é diferenciada.
“A metodologia é baseada na aprendizagem significativa, um modelo de ensino em que o planejamento do professor vai partir dele primeiro conhecer a realidade do aluno. Dentro do conhecimento que ele já tem, o professor irá trabalhar com o conhecimento que ele ainda não tem. O conteúdo é semelhante ao estudado no ensino regular, a diferença é que os professores irão selecionar os conteúdos mais importantes e indispensáveis que eles não podem deixar de ter”, explica o Secretário.


Diversos encontros são realizados com os educadores antes de receberem suas devidas turmas. Dois encontros pedagógicos já foram realizados. A primeira reunião ocorreu no dia 12 de julho, na Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, e o segundo planejamento de ensino, ocorreu hoje, 10/08, no I Centro Municipal de Aplicação em Educação Walter Cabral. Mais de 50 docentes participam do Programa.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC
Fotos: Coordenação do Programa Avançar Tefé