Quatorze escolas da rede municipal participarão das atividades no dia 15 de maio
Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 10/05, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, dirigida pelas coordenações do Programa Saúde na Escola, das secretarias municipais de saúde e educação e instituições parceiras, definiu estratégicas para a realização das ações nas escolas municipais, voltadas ao Dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.



Quatorze escolas da rede municipal participarão das atividades no dia 15 de maio. As ações têm parceria com órgãos de Segurança Pública, Assistentes Sociais, Psicólogos, Prestadores de Serviços à Comunidade (PSC) do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Saúde e Educação. Dentre as atividades à serem desenvolvidas estão: Oficinas, palestras e rodas de conversas, referentes à temática de 18 de maio.
Este ano se celebra 23 anos de mobilização do Dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal N° 9.970/2000, uma conquista que marca uma luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil e que já alcançou muitos municípios no País. O marco de 2023 são os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo.
“Isto nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança e adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade”, destaca a Coordenadora do PSE SEMEEC, Jaciara Barão.




Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“É necessário garantir a toda a criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, finaliza Marcus Lúcio de Sousa, Secretário da SEMEEC.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Fernanda Carvalho/ASCOM SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC