Projeto biblioteca Vaga Lume apoia lançamento de Livro “Professora Maria Dini”

Projeto visa empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia...

Projeto visa empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia

No sábado (03/06), aconteceu na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, situada a margem esquerda do Rio Solimões, pertencente a cidade de Tefé, o lançamento do Livro “Professora Maria Dini”, que foi a primeira professora e hoje é o nome da Escola Municipal.

O Livro foi baseado e escrito pelos próprios moradores, alunos, professores e voluntários, e relata a história desde da fundação até os dias atuais da Comunidade que conta com o apoio do “Projeto biblioteca Vaga Lumewww.vagalume.org.br

O lançamento contou com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, Coordenação Pedagógica, representada pela Prof.ª MsC. Janete Ploia e equipe, Universidade Estadual do Amazonas (UEA) pela Profa. Dra. Eubia Oliveira, Direção da escola pela Prof.ª Silvana, da Câmara Municipal, pelo Vereador Daniel Barbosa e do Coordenador do Projeto Vagalume em Tefé, Prof. Djaik Nery.

Foi motivo de grande festa na Comunidade, onde houveram demonstrações de danças indígenas e folclóricas apresentadas por escolas circunvizinhas, por moradores e visitantes de Tefé”, destaca Prof.ª MsC. Janete Ploia, Coordenadora Executiva Pedagógica da SEMEEC.

O propósito do Projeto Vaga Lume é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes.

A iniciativa funciona por meio da formação de mediadores de leitura e criação de bibliotecas comunitárias para crianças da Amazônia, os mediadores de leitura voluntários, dentre eles, professores, diretores e comunitários, promovem intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.

São 22 municípios da Amazônia Legal, 89 biblioteca comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados.

Na última sexta-feira, (02/06), o Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, participou de um reunião com diretores das escolas da Comunidade do Bacuri, Marajó, Nova Esperança, Cairara, Bela Conquista, Perpetuo Socorro (Costa de Tefé) e Santo Isidoro, com o objetivo de articular a reativação das bibliotecas do Projeto Vagalume, bem como, a expansão do Projeto nas demais escolas da zona rural do Município.

Este é um Projeto muito importante na vida de nossas crianças. Acreditamos que com essa parceria possamos fazer mais e melhor por nossos estudantes da zona rural de Tefé. Em breve estaremos expandindo a iniciativa para mais escolas de nossa região. Agradecemos ao Prefeito Nicson Marreira pelo apoio ao Projeto e as atividades educacionais no Município”, pontua Marcus Lúcio de Sousa.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Texto/Edição: João Ranulpho Ploia (Publicitário/Esp. MKT Empresarial e Politico) com contribuições de Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC

Fotos: Silvia Vieira/Mª Lilia Vitorio/Eneida Araújo (Professoras da SEMEEC)

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!