Projeto visa empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia
No sábado (03/06), aconteceu na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, situada a margem esquerda do Rio Solimões, pertencente a cidade de Tefé, o lançamento do Livro “Professora Maria Dini”, que foi a primeira professora e hoje é o nome da Escola Municipal.
O Livro foi baseado e escrito pelos próprios moradores, alunos, professores e voluntários, e relata a história desde da fundação até os dias atuais da Comunidade que conta com o apoio do “Projeto biblioteca Vaga Lume” www.vagalume.org.br
O lançamento contou com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, Coordenação Pedagógica, representada pela Prof.ª MsC. Janete Ploia e equipe, Universidade Estadual do Amazonas (UEA) pela Profa. Dra. Eubia Oliveira, Direção da escola pela Prof.ª Silvana, da Câmara Municipal, pelo Vereador Daniel Barbosa e do Coordenador do Projeto Vagalume em Tefé, Prof. Djaik Nery.
“Foi motivo de grande festa na Comunidade, onde houveram demonstrações de danças indígenas e folclóricas apresentadas por escolas circunvizinhas, por moradores e visitantes de Tefé”, destaca Prof.ª MsC. Janete Ploia, Coordenadora Executiva Pedagógica da SEMEEC.
O propósito do Projeto Vaga Lume é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes.
A iniciativa funciona por meio da formação de mediadores de leitura e criação de bibliotecas comunitárias para crianças da Amazônia, os mediadores de leitura voluntários, dentre eles, professores, diretores e comunitários, promovem intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.
São 22 municípios da Amazônia Legal, 89 biblioteca comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados.
Na última sexta-feira, (02/06), o Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, participou de um reunião com diretores das escolas da Comunidade do Bacuri, Marajó, Nova Esperança, Cairara, Bela Conquista, Perpetuo Socorro (Costa de Tefé) e Santo Isidoro, com o objetivo de articular a reativação das bibliotecas do Projeto Vagalume, bem como, a expansão do Projeto nas demais escolas da zona rural do Município.
“Este é um Projeto muito importante na vida de nossas crianças. Acreditamos que com essa parceria possamos fazer mais e melhor por nossos estudantes da zona rural de Tefé. Em breve estaremos expandindo a iniciativa para mais escolas de nossa região. Agradecemos ao Prefeito Nicson Marreira pelo apoio ao Projeto e as atividades educacionais no Município”, pontua Marcus Lúcio de Sousa.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Texto/Edição: João Ranulpho Ploia (Publicitário/Esp. MKT Empresarial e Politico) com contribuições de Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC
Fotos: Silvia Vieira/Mª Lilia Vitorio/Eneida Araújo (Professoras da SEMEEC)