Programação acontecerá em julho de 2023, mas professoras já se preparam para a apresentação
A 14ª Biennial Conferece Of The Society For The Antropoloy Of Lowland South América – SALSA (Sociedade para a Antropologia das Terras Baixas da América do Sul) será realizada de 27 a 30 de julho de 2023 na Tríplice Amazônia Fronteira Brasil-Colômbia-Peru. Os principais objetivos da SALSA são fomentar a investigação sólida e ética e promover a educação dos estudantes e do público em geral sobre as questões que estudamos.
A Society for the Anthropology of Lowland South America (SALSA) é uma associação profissional independente, composta por antropólogos especializados nas terras baixas da América do Sul.
A Universidad Nacional de Colombia em Leticia, em associação com a Universidad Nacional de la Amazonia Peruana (UNAP) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (Brasil), sediará o evento. A programação acontecerá em julho de 2023, mas professoras já se preparam para a apresentação.
Segundo Hemily Pastanas Marinho, professora da Escola Municipal Rural Indígena Santa Cruz, localizada no Município de Tefé, no interior do Amazonas, um dos principais desafios até o evento é aperfeiçoar o idioma inglês, bem como a sua língua de sua etnia.
Hemily da Etnia Kokama e Nayara dos Santos Ribeiro, da Etnia Kambeba, que participarão da SALSA, comentam que desde a aprovação da carta de aceite do evento, os preparativos iniciaram com muito entusiasmo.
“Daqui até o evento vou estudar mais inglês e o Kokama, quero fazer minha apresentação parte em português e parte em Kokama, pois a nossa língua precisa ser mais valorizada. O inglês será para entender melhor as outras apresentações, já em Kokama é como um ato de resistência, para fortalecer nossa identidade cultural indígena”, relata Hemily.
Para se chegar até esta etapa, as professoras tiveram a assessoria técnica da Prefeitura de Tefé, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, com apoio especial da Coordenação Executiva Pedagógica.
“Tivemos a oportunidade de mostrar esse projeto para o Prefeito Nicson Marreira e para o secretário da SEMEEC, prof. Marcus Lúcio, que tão logo perceberam a importância da iniciativa. Hoje, o projeto tem o total apoio da SEMEEC”, disse a Coordenadora Executiva Pedagógica da Zona Rural, Profa. Janete Ploia.
Para o secretário de educação, esporte e cultura, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, o incentivo a projetos educacionais focados no bem comum dos povos tradicionais e das comunidades ribeirinhas, e principalmente na exaltação da identidade cultural, assim como, a educação no contexto da rede pública municipal é um elemento primordial para a valorização das pessoas que vivem nesses lugares.
“O apoio e mais ainda, o incentivo, são formas de continuar trabalhando em prol de políticas públicas que melhoram a qualidade de vidas as pessoas. Quando apoiamos projetos que trabalham as temáticas interdisciplinares dentro e fora de aula estamos fomentando mais, fortalecendo mais o processo de ensino e aprendizagem em nossa rede”, disse o secretário.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Arte Gráfica: Marcos Martins/Ascom SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/Ascom SEMEEEC