Primeira edição da iniciativa educacional foi sucesso de público na Capital do Médio Solimões; mais de 700 pessoas prestigiaram o evento
Emoção à flor da pele, alegria, união, garra, força e muita energia, foram sentimentos que fizeram parte das equipes das escolas que participaram do maior evento de soletração de palavras de Tefé, no Amazonas.
O evento que aconteceu nesta sexta-feira, (09/06), no Ginásio do Walter Cabral, foi sucesso de público. O Projeto Soletrando Nossa História é voltado aos estudantes do 3° e 5° anos do ensino fundamental I. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Tefé e teve a organização pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) e apoio da Jutica Produtos da Amazônia.
A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos alunos que desenvolvam suas habilidades cognitivas em seu processo de agilidade e raciocínio lógico, além disso, desperta o interesse pela cultura tefeense através da ortografia, leitura e escrita, segundo a norma cultura da língua portuguesa.
Os idealizadores da ação educacional foram os coordenadores municipais do ensino fundamental I, Rui Carneiro, Katiane Cabral, João Ramos e Laísse Wládia, com o intuito de celebrar os aprendizados dos alunos.
“É uma competição saudável, onde os estudantes percebem suas evoluções durante o ano letivo e aprendem novas palavras”, explicou Rui Carneiro.
A primeira etapa seletiva do Projeto Soletrando Nossa História foi feita nas escolas, na última semana. Na ocasião, foram selecionado os finalistas para competirem hoje.
Ao todo, se inscreveram 176 alunos e 176 participaram da competição. Cada equipe possuía oito alunos competidores, os quais disputavam entre si em formato classificatório. A comissão julgadora e a premiação foram escolhidas pela comunidade escolar de cada comunidade. Integraram a comissão julgadora professores de Letras – Língua Portuguesa.
As palavras soletradas foram escolhidas mediante pesquisa dos idealizadores do projeto sobre a História do Município de Tefé, no Amazonas.
As escolas vencedoras do 3º ano do ensino fundamental I foram:
1º lugar – Escola Municipal Prof. Luzivaldo Castro dos Santos;
2º lugar – Escola Municipal Caminho Feliz;
3º lugar – Escola Municipal Mayara Redman Abdel Aziz.
Já os vencedores do 5º ano do ensino fundamental I foram:
1º lugar – Escola Municipal Colônia Ventura;
2º lugar – Escola Municipal Prof. Helyon de Oliveira;
3º lugar – Escola Municipal Rural Flora Agrícola.
Os idealizadores do projeto, explicaram como ações deste tipo influenciam na Educação e como os resultados podem transformar a vida dos estudantes.
“Acreditamos que a língua portuguesa é um componente curricular da área de Linguagens, essencial para o desenvolvimento intelectual em todos os âmbitos da vida dos estudantes. Este projeto nasceu como um incentivo aos professores e mais que nunca, aos estudantes que hoje têm a oportunidade apresentar os ensinamentos apreendidos em sala de aula e também de partilhar o saber com os outros colegas de outras escolas”, relatam os coordenadores.
O secretário da SEMEEC, Marcus Lúcio de Sousa, acompanhou a competição, junto a servidores da pasta, alunos e familiares dos estudantes competidores, cujos vencedores foram contemplados com troféus.
“Eu acredito que um projeto bem elaborado e bem trabalhado pode mudar a forma como os alunos se enxergam, a forma como aprendem e como evoluem. Prova disso é a participação de 150 estudantes, professores e apoio técnico, participando e colaborando com cada escola participante. Estamos felizes pelas conquistas e por mais este evento sucesso. Parabéns aos organizadores. Obrigado Prefeito Nicson Marreira Lima por investir e incentivar essas mentes brilhantes hoje e sempre”, destacou Marcus Lúcio.
Mais de 700 pessoas prestigiaram o evento que se encerrou às 18h, no Ginásio do Walter Cabral. Durante abertura da programação, dezenas de pessoas acompanharam as apresentações das equipes com a presença da Escola Municipal de Música Santa Cecília, que abriu o evento com os hinos cívicos (Nacional Brasileiro e de Tefé), além de realizar a entrada de cada escola no ginásio. Houve ainda, a apresentação artístico-cultural da Ciranda Vila de Ega.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Lucas Nascimento/SEMCOM | Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC | Wagner Rocha/SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC





























































































