Oficinas foram realizadas em maio deste ano com profissionais do ensino fundamental 1 e 2 da rede pública municipal
Nos dias 16 e 25 de maio, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), promoveu duas capacitações sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aos professores, diretores e pedagogos da zona urbana da rede pública municipal. As formações foram ministradas pelo Prof. Me. Mateus Epifânio, na Escola Municipal Walter Cabral e Wenceslau de Queiroz.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
“O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências”, destaca Mateus Epifânio, palestrante da oficina.










A Oficina é importante porque faz com que os docentes da rede municipal se preparem para as avaliações externas estão relacionadas com as avaliações em sala de aula. E também saibam elaborar o item, uma unidade básica de análise.
“O desafio está muitas vezes na formação. Os egressos dos cursos superiores não compreendem, ou não aprenderam isso na faculdade e com isso, torna-se um desafio trabalhar essa temática em sala de aula. Por isso, é fundamental abordarmos essas avaliações aqui, principalmente, neste ano que teremos a Prova Brasil”, explica Mateus Epifânio.
Sobre o Item, Mateus explica que “formalizando uma definição, um item de avaliação, portanto, é um meio para que se desempenhe uma tarefa (cognitiva no geral), gerando uma resposta, sobre qual se fazem inferências acerca de competências, habilidades e conhecimentos das pessoas”, finaliza.




















A Prova Brasil
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Saeb avalia estudantes dos quinto e nono anos do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio. A estimativa para este ano é de participação de 7.619.852 alunos em 14.825 escolas. As provas serão aplicadas na última semana de outubro (entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro de 2023).
Pesquisa mostra que 56,4% dos alunos do 2º ano não estão alfabetizados
Os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, apresentados nesta 4ª feira (31/05), em Brasília, mostram que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizados. Os dados são do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). No Saeb de 2019, antes da pandemia de COVID-19, o percentual de não alfabetizados era menor: 39,7%. Os alfabetizados somavam 60,3%.
A pesquisa mostrou que com a análise combinada das informações coletadas na pesquisa, estabeleceu-se a alfabetização em 743 pontos na escala Saeb.
“As crianças que alcançam esse patamar são capazes de realizar leitura e processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal como em tirinhas e histórias em quadrinhos. Além disso, são capazes de escrever (ainda com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana como um convite ou um lembrete. São leitores e escritores que iniciam sua jornada autônoma no mundo da leitura e da escrita e que devem ser acompanhados com investimentos pedagógicos importantes para consolidar e avançar nesse processo”, diz a pesquisa Alfabetiza Brasil.
Entre 15 e 23 de abri, lnep e MEC consultaram professoras das cinco regiões do país (representantes das 27 unidades da Federação para coletar informações sobre o conjunto de competências que caracterizam o auno alfabetizado.
Na pesquisa, o Instituto apresentou uma série de tarefas elaboradas com referência nas habilidades esperadas em Língua portuguesa Para tal, foi considerada a Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb para o 2° ano do ensino fundamental, que se apoia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As docentes, então, responderam, tendo como referência a sua experiência em sala de aula, se estudantes alfabetizados seriam capazes de realizar essas tarefas.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Coordenadores Pedagógicos/SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC