155 profissionais da educação participaram da capacitação
O encontro com professores e pedagogos da educação infantil da zona rural da rede pública municipal aconteceu quarta-feira, (07/06), no auditório da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz, no bairro Fonte Boa. O curso foi ministrado pelo Prof. Me. Pe. Ademar Henriques da Silva Filho, do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA). Em debate estavam os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os campos de experiências são as esferas de desenvolvimento que devem ser trabalhadas durante a Educação Infantil, funcionando de forma semelhante aos componentes curriculares do Ensino Fundamental e Médio.
“De maneira geral, eles (os campos de experiência) se referem às principais experiências que as crianças precisam ter em cada faixa etária para que aprendam e se desenvolvam de maneira adequada. Ou seja, ajudam os pequenos a se integrarem dentro do ambiente social e escolar”, explica Prof. Me. Pe. Ademar Henriques da Silva Filho, do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).





Para as coordenadoras de educação infantil, Profa. Núbia Primo, Profa. Rosimar Magalhães e Profa. Jucineide Queiroz, os campos de experiência existem para nortear e apoiar o planejamento pedagógico dos docentes.
“Eles cuidam para que o aluno tenha espaço, tempo e liberdade para se expressar e o professor possa acompanhá-lo nessa jornada”, destacam as professoras.
Com a nova normativa da BNCC, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.









“Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar materiais, objetos e brinquedos. Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Ampliar relações interpessoais, com atitudes de participação e cooperação”, salienta Marcus Lúcio de Sousa, Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura.
Participaram da formação 155 professores e pedagogos da zona rural.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Núcleo de Educação Infantil/SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC