SEMEEC realiza 1ª formação sobre Sistema Integrado de Gestão Educacional de Tefé para diretores e técnicos administrativos da rede

A Secretaria Municipal da Educação, Esporte e CUltura (SEMEEC) promoveu a 1ª formação do ano...

A Secretaria Municipal da Educação, Esporte e CUltura (SEMEEC) promoveu a 1ª formação do ano para diretores e técnicos administrativos da rede municipal de ensino, abordando temas como o Sistema Integrado de Gestão Educacional de Tefé (SIGET), o complexo processo de matrícula para 2024, o uso da Inteligência Artificial nas logísticas educacionais e as perspectivas para o ano.

Realizada na Escola Municipal Rural Ester Lima, hoje, 18/01, a formação destacou a necessidade de apresentar o SIGET e suas ferramentas, considerando a expansão do número de vagas em 2024 e a implementação de processos mais modernos. O coordenador do DTI/SEMEEC, Alan Costa, enfatizou a importância de adaptar os diretores às novas dinâmicas das unidades, oferecendo uma visão abrangente das melhorias em 2023 e das expectativas para 2024, especialmente no campo da Tecnologia da Informação.

Alan ressaltou a introdução da inteligência artificial nas escolas como uma novidade significativa, destacando seu potencial para otimizar os avanços pedagógicos. Além disso, assegurou o compromisso do DTI em proporcionar suporte para garantir que os processos de matrícula ocorram de maneira fluida.

“O secretário Marcus Lúcio sinalizou a oferta de mais vagas e isso impacta muito na rotina do processo de matrícula e atualização virtual. Portanto, hoje o nosso dever é apresentar o processo com a mão na massa mesmo, até porque teve muita mudança de diretores escolares e eles estão começando a se habituar com uma nova dinâmica das novas unidades que eles estão assumindo. Também aproveitamos esse momento para trazer uma breve introdução e refrescar pras escolas sobre os processos e avanços que a gente teve em 2023, com as melhorias do processo de implantação da inteligência artificial e falamos sobre as perspectivas para 2024, porque a SEMEEC promete muito no ponto de vista de Tecnologia da Informação”, esclarece Alan. 

O coordenador também explica que a inteligência artificial nas escolas é uma novidade, por isso essas informações foram reforçadas, principalmente porque ela tem um potencial muito grande de otimizar os avanços pedagógicos da SEMEEC. 

“Também reforçamos o compromisso do DTI em estar observando e junto com as escolas para que os processos não sejam dificultosos e  que eles realmente ajudem e façam com que as escolas avancem pedagogicamente. Além do mais, a matrícula deste ano será dividida em fases e queremos que as habilidades sejam fluidas, sem muita dificuldade, para que as escolas, os pais e os alunos consigam realizar o processo sem nenhum problema.  Portanto, o DTI já está se organizando para dar todo o suporte para o pessoal à frente da matrícula”, explica. 

O coordenador do Bolsa Família, Sebastião Neto, expressou a intenção de expandir as formações ao longo de 2024, adaptando-as às necessidades específicas de cada escola. Ele mencionou a Jornada Pedagógica, onde a ênfase será nos aspectos tecnológicos, dada a forte presença da tecnologia, incluindo o suporte para treinamento.

“Durante o mês de janeiro estamos planejando tudo isso. Mas, essa já é a primeira porque a gente precisa do processo de matrícula funcionando a partir deste mês. Também teremos a Jornada Pedagógica, que acontece no dia em fevereiro, onde serão discutidos os aspectos importantes sobre o processo de aprendizagem e, como a tecnologia vem forte este ano, principalmente com a distribuição dos notebooks, o foco principal da jornada será trazer os aspectos tecnológicos para  tudo que a gente está planejando”, informa. 

Diretores presentes, como Leovegilda Lima e Francisca Lima, destacaram a importância da formação para compreender logisticamente os processos educacionais municipais, especialmente no que diz respeito à matrícula.

“É um momento muito importante e de aprendizado. Porque a gente chega com pouca bagagem neste sentido. Mas, com essa formação, nós vamos aprender muito mais, será um suporte e esclarecerá muitas dúvidas. É tudo novo, mas somos gratos por ter toda essa rede de apoio”, afirma.

A participação de três técnicos administrativos, representando escolas específicas, evidenciou o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) em personalizar as formações conforme a realidade de cada instituição. A prefeitura de Tefé, por meio da SEMEEC, reitera seu compromisso com o avanço tecnológico na educação.

Participaram da formação três técnicos administrativos. Um profissional da Creche Municipal Rural Vilmanei Alves Germano, e mais dois da Escola Municipal Rural Ester Lima.

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: Sebastião Neto/SEMEEC

Texto: Augusto Gomes/ASCOM

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!