Tefé, no interior do Amazonas, assumiu o desafio de cumprir o compromisso do Selo UNICEF de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo é melhorar as condições de vida e desenvolvimento de cada criança e cada adolescente.
Para isso, o município realizou o “1º Fórum Comunitário: Tefé, no Coração da Amazônia, fortalecendo os direitos das crianças e dos adolescentes”. O evento foi o pontapé inicial desta campanha na região até 2024. A programação que iniciou nesta quinta-feira, (24), às 18h, no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Prof. Helyon de Oliveira, e se encerra nesta sexta-feira, (25), contou com diversas apresentações artístico-culturais infantis, juvenis e a juventude das zonas rurais e urbanas do município.
Uma diversidade de atrações passou pelo evento, dentre elas, “a ciranda das cores”, “brincadeira de criança”, “dança da farinhada”, “dança indígena do Povo Kaixana”, “Capoeira, Skate e Rap, coordenadas pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes”, apresentações de músicas coreografadas, pelas escolas municipais e Igreja Assembleia de Deus, desfile de ordem unida e fanfarra, pelos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo do Dia.
Diversos representantes da sociedade tefeense prestigiaram o evento. A 16ª Brigada de Infantaria de Selva “Brigada das Missões”, Corpo de Bombeiros Militares, IMTRANS, Guarda Civil Municipal, coordenações da Educação, Saúde e Assistência Social e Cidadania, Igrejas Assembleia de Deus e a Adventista do Sétima do Dia, acompanharam a programação.
A adesão ao Selo
A cidade de Tefé, polo do Médio Solimões, a 523 quilômetros de Manaus, capital do Amazonas, aderiu à iniciativa e criou a Campanha “Tefé em Busca do Selo UNICEF”, ainda, em 2021. Desde então, o município tem desenvolvido ações para o alcance de 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
“O objetivo Selo UNICEF é apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal brasileira a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Temos um público grande que merece de mais atenção quanto ao fortalecimento de iniciativas que fomentem e incentivem seus projetos para uma qualidade de vida melhor em nossa região”, enfatizou o Articulador do Selo UNICEF de Tefé, Prof. Wagner Rocha.
Os pré-fóruns
Para o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Prof. Marcus Lúcio de Sousa, o percurso realizado pelas equipes intersetoriais do Selo UNICEF em Tefé foi um marco primordial para apresentar o objetivo da iniciativa da Campanha à sociedade.
“Para chegarmos aqui realizamos 4 pré-fóruns, onde recebemos o suporte técnico da equipe da Visão Mundial, para desenvolvermos capacitações dentre outras orientações. Agora, estamos na discussão para elaboração do Plano de Ação Municipal, para em seguida mobilizarmos mais a comunidade local para participar das decisões a acompanhar a evolução de indicadores sociais, seu monitoramento e no final avaliarmos juntos todo o processo”, destacou o Secretário de Educação, Esporte e Cultura, Prof. Marcus Lúcio de Sousa.
Durante um mês, a equipe de mobilizadores intersetoriais formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 1 e 2), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), realizaram quatro pré-fóruns nas regiões do bairro de Santo Antônio (Walter Cabral), Distrito de Caiambé (Esther Lima), Abial (Mayara Redman) e Fonte Boa (Wenceslau de Queiroz), como forma de preparação para a realização do 1º Fórum Comunitário.
“É válido e fundamental também ressaltarmos a gratidão que temos pela parceria e o incentivo que o Prefeito Nicson Marreira e a sua equipe do Governo do Povo, tem dado a essa iniciativa que só vem a somar e contribuir com a qualidade de vida da população tefeense”, finalizou o secretário da SEMEEC.
Próximos passos
A partir de agora, a Coordenação Intersetorial e demais parceiros e mobilizadores do Selo UNICEF de Tefé, terão a missão de desenvolver, monitorar e avaliar os indicadores sociais, correspondentes aos critérios exigidos e estabelecidos pela UNICEF, tendo em vista a certificação do município tefeense, em 2024.
É responsabilidade do município garantir um trabalho intersetorial e democrático em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes. Isso se traduzirá na prática com a realização de ações para o fortalecimento de políticas públicas que gerem resultados sistêmicos, o monitoramento e a avaliação dos resultados de forma constante.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Will Amaral | SEMASC | Janderson Cordeiro | SEMCOM | ASCOM SEMEEC
Texto: ASCOM SEMEEC




































