Do Médio Solimões, Tefé é a única cidade do AM entre os 200 participantes em evento da UFMA
O evento visa discutir a funcionalidade da base curricular, bem como as políticas envolvidas na educação do campo e os recursos financeiros que são disponibilizados para a educação, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Programação iniciou na última quarta-feira, 24/05, e se encerra nesta sexta-feira, 26/05, no auditório da Reitoria da UFMA.
A I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais tem como tema: “Políticas educacionais para além do capital: dilemas e perspectivas”. O público-alvo são professores das redes municipais e estaduais. Tefé é a única cidade do Amazonas, no Médio Solimões, que participa do evento.



Ao longo da jornada foram discutidos temas como os “Desafios atuais das políticas de formação dos profissionais da educação”, as “Reformas curriculares no Brasil atual e suas implicações para uma educação humanizadora”, os “Desafios e perspectivas das políticas de financiamento da educação no Brasil”, a “Educação do campo, soberania alimentar e projeto de país” e “Projeto de país, projeto de educação: para onde caminha o Brasil? Ainda houve apresentações de pôsteres, no Hall do auditório da Reitoria.
Além disso, no dia seguinte aconteceram as comunicações orais com painéis voltados aos eixos temáticos sobre: 1. Financiamento e Gestão da Educação Básica e Superior; 2. Políticas de Formação, carreira e remuneração dos profissionais da educação; 3. Movimentos Sociais e Políticas de Educação do Campo; e 4. Políticas de Currículo e Avaliação da Educação.



A Subsecretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, Profa. Gracilene Mendonça, e o Coordenador de Diretores Escolares da SEMEEC, Prof. Cleiton Dalbem, participaram do evento e destacaram a importância do intercâmbio com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“Este intercâmbio mostra que Tefé está além das fronteiras. Aqui, nós pudemos observar diversidade das temáticas apresentadas por vários cientistas da educação, bem como, a experiência de cada um. Trouxemos e também puder partilhar experiência de como é fazer educação no Coração da Floresta Amazônica, os seus desafios e as conquistas”, destacaram os oficiais da SEMEEC.


Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura
Fotos: Cleiton Dalbem/SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC