Tefé sedia abertura de Seminário do Projeto Dicara no Amazonas

Projeto é voltado à formação de crianças e adolescentes ribeirinhos da Amazônia; líderes de mais...

Projeto é voltado à formação de crianças e adolescentes ribeirinhos da Amazônia; líderes de mais de 20 comunidades participaram da solenidade inicial do Projeto realizada sexta-feira (7/7)

O protagonismo juvenil na Amazônia é ponto marcante na região norte do País. Iniciativas como a do Projeto Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas da Amazônia (Dicara), idealizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), no Amazonas, mostram que é possível atuar na formação e promoção do direitos de crianças e adolescentes ribeirinhos da região amazônica, principalmente, através da educação.

Iniciativa voltada à formação escolar e técnica de crianças e adolescentes ribeirinhos da Amazônia é marca do Dicara, projeto criado em 2014 que já contemplou 9 municípios e 12 Unidades de Conservação. Somente no ano passado foram realizadas 82 atividades e 1.600 pessoas formadas através de suas atividades.

Participação no Dicara Tefé

28 líderes de comunidades ribeirinhas de Tefé participaram da abertura do seminário Dicara Tefé, que aconteceu nesta sexta-feira, (07/07), no auditório do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA) e contou com a presença de representantes da sociedade civil, instituições públicas e privadas e da Prefeitura de Tefé.

O Prefeito de Tefé, Nicson Marreira, e o Secretário de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), Prof. Marcus Lúcio de Sousa, foram representados pela Subsecretária da SEMEEC, Profa. Esp. Gracilene Mendonça e a Profa. Me. Janete Ploia.

Estiveram presentes também na solenidade, a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Francisca de Andrade Lima, representante da Pastoral do Menor, Odelane Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Alvarães, vereador Valdinei Cardenes, representante da Associação Agroextrativista Catuá-Ipixuna (AACI) da Reserva Extrativista (RESEX) Catuá-Ipixuna, Aldair Pinto Porto, do Presidente da Associação de Produtores Agroextrativista aa Flona de Tefé e Entorno (APAFE), Manoel Rodrigues e do Coordenador da Fundação da Amazônia Sustentável (FAS), Francisco Ademar Cruz.

O Dicara Tefé tem o patrocínio do Governo do Amazonas, através da Secretaria do Meio (Sema), da Prefeitura de Tefé e outras instituições como a Ticket Log para empresas – Solução para gerenciamento, Ball Corporation, SMART Modular Technologies da Amazônia, Innova, Neodent, Instituto CCR e Bic. E conta com o apoio especial do CMDCA, AACI, APAFE e instituições parceiras.

Abriram o evento as apresentações da Escola e Coral Municipal de Música Santa Cecília e a dança indígena dos alunos da Escola Municipal Rural Indígena Santa Cruz, localizada na comunidade indígena Nova Esperança, na Barreira de Baixo, interior tefeense.

Parceria e protagonismo juvenil

Aquiane Barroso, adolescente de 12 anos e líder da cidadania de adolescentes da Pastor do Menor falou sobre a expectativa de participar pela primeira vez do Projeto Dicara.

É motivo de muita alegria poder participar desse projeto. Eu espero aprender muito durante a minha participação nas formações”, disse a adolescente. “Espero poder contribuir bastante com a minha comunidade com os ensinamentos aprendidos durante as oficinas”, finaliza.

Para Gracilene Mendonça, Professora e Subsecretária da SEMEEC, a iniciativa de execução do Dicara é uma forma de oportunizar as crianças e adolescentes e soma para a promoção do protagonismo juvenil na região.

Eu não digo que são formações, eu digo que são oportunidades. Essas crianças e adolescentes têm hoje a oportunidade de fazerem e serem líderes protagonistas do hoje e do amanhã, fazendo o melhor do que vão aprender durante a realização do Projeto em suas comunidades”, pontuou a Subsecretária.

A parceria com instituições públicas e privadas somam para que projetos como a iniciativa do Dicara Tefé sejam executadas.

O projeto trabalha em colaboração com as prefeituras e secretarias de educação, oferecendo educação complementar, de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explica Ademar Cruz, coordenador de Articulação Institucional da FAS. “Vamos juntos caminhar para levar políticas públicas, educação de qualidade, para nossa população rural”, conclui.

Por meio do projeto, a FAS desenvolve cursos gratuitos de educação ambiental, informática básica, música (violão) e liderança jovem. As atividades vão abranger comunidades na Floresta Nacional (Flona) de Tefé e na Reserva Extrativista Catuá Ipixuna. Na sede do Município, a comunidade de Jutica e o Distrito de Caiambé, além da Pastoral do Menor também serão envolvidos.

Atuação do Projeto na Amazônia

O Projeto Dicara tem atuação desde 2014 e já contemplou 09 Municípios da Amazônia e 12 Unidades de Conservação. Em 2022 impactou mais de 1.600 pessoas através de suas atividades. Até agora já foram realizadas no último ano 82 atividades.

Em 2023, a área de abrangência do Dicara será em 28 comunidades Ribeirinhas (Floresta Nacional de Tefé – FLONA, Distrito de Caiambé, RESEX Catuá, Jutica e Pastoral do Menor). A vigência do Projeto será de 22 meses (2023-2024), sendo 12 ações para 2023 e mais 20 atividades em 2024, totalizando 32 atividades previstas.

O Projeto Dicara será executada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e oportuniza mais de crianças e adolescentes com oficinas socioeducativas (6 e 12 anos), práticas desportivas, cursos de informática, cursos de violão, curso de educação ambiental e monitoramento ambiental. Ainda, estão previstos serem realizados eventos de seminários, eventos esportivos e encontros de jovens.

Dentre as ações do Projeto também está a formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Supervisão de ACS e Formações de Professores, além de ação de matrícula, visitas domiciliares, atividades de monitoramento e linhas de base.

Em agosto, a FAS vai dar início às visitas domiciliares nas comunidades para levantamento de informações socioeconômicas e no mês de setembro começam as oficinas socioeducativas e os cursos de música. Na programação do projeto, que terá duração de dois anos, também está prevista a realização de grandes eventos educativos, como os Encontros de Jovens Líderes e as Olimpíadas da Floresta, maratona de práticas desportivas que vai mobilizar as 28 comunidades da região.

Sobre o projeto

Criado pela FAS em 2014, o projeto Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara) realiza ações socioeducativas, acompanhamento familiar e capacitação de agentes de comunitário de saúde com foco no fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes. A metodologia do projeto segue os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em 9 anos de atuação, o Dicara já contemplou nove municípios e 12 Unidades de Conservação na Amazônia. Somente em 2022, mais de 1.600 pessoas foram beneficiadas com as atividades. 

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema-AM), da Prefeitura de Tefé, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Associação de Moradores e Produtores Agroextrativistas da Flona Tefé e Entorno (APAFE) e da Associação Agroextrativista Catuá-Ipixuna (AACI).

Prefeitura de Tefé – Governo do Povo

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura

Fotos: João Cunha/ASCOM FAS

Texto: Augusto Gomes/ASCOM SEMEEC com informações de João Cunha/FAS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!