Na manhã desta quinta-feira, (08/02), os conselheiros tutelares de Tefé tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades através de um treinamento pioneiro no Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA CT), realizado no laboratório da Universidade Aberta do Brasil.
A iniciativa contou com o apoio vital da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), sob a liderança de Marcus Lúcio de Sousa, e de Elton Marques, coordenador do Selo UNICEF, que assumiu a frente da capacitação. A ação também teve a valiosa colaboração do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Coordenação Estadual do SIPIA e da Universidade Aberta do Brasil, Polo Presencial de Tefé.



O treinamento destacou-se por sua abordagem estratégica, visando aprimorar a qualidade das intervenções e garantir uma defesa eficaz dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Através da familiarização com o SIPIA CT, os conselheiros agora estão mais preparados para registrar, monitorar e analisar informações essenciais, o que facilitará a tomada de decisões informadas e bem fundamentadas.
Elton Marques conduziu a capacitação com uma metodologia que privilegiou a prática e a interação, recorrendo a estudos de caso, simulações e exercícios práticos, garantindo assim que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados de forma efetiva.
A participação dos conselheiros tutelares Nazaré Acris Ramos, Mahely Ferreira Medeiros, Adalberto Pereira dos Santos, Ian Torgas de Albuquerque e Raquel Carvalho Pontes, juntamente com técnicos administrativos, destacou a importância da formação contínua para o fortalecimento da proteção aos direitos infantojuvenis em Tefé.
O investimento na capacitação é fundamental. Aumentar a eficiência operacional e promover o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e preocupada com o bem-estar dos jovens faz parte do projeto administrativo Prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso.
A capacitação abordou temas cruciais como a introdução ao SIPIA CT, registro de casos e documentação, análise de dados e estatísticas, além da integração com outras instituições. O resultado esperado é uma melhoria significativa na tomada de decisões, eficiência operacional e colaboração entre os conselheiros tutelares e outras entidades, visando ações conjuntas para a proteção da infância e adolescência.
Prefeitura de Tefé – Governo do Povo
Fotos: Elton Marques/SEMEEC
Texto: Augusto Gomes/ASCOM